sábado, dezembro 24, 2016

Metamorfose Cristã (retiro 2009)


Estamos em 2016 e hoje relembrei de um momento muito significativo para minha vida, estou falando do Retiro de Jovens da Ass. de Deus de Cascavel, que ocorreu no ano de 2009, já faz 07 anos que vivenciamos um tempo de avivamento muito especial em nossas vidas. Foi ali na cidade de Ocara onde Deus marcou tempo, hora e lugar para marcar nossa geração começando a nos moldar como vasos de honra em suas mãos. Era o início de uma longa jornada que sei não chegou ao fim, mas para a maioria de nós a metamorfose iniciada ali já foi concluída em grande parte.



Eu entendo que nossa experiência nesse retiro foi como o processo de metamorfose das borboletas... Ao chegarmos ali nós éramos apenas o casulo, nosso caráter cristão ainda estava em formação, alguns ainda eram crianças, outros adolescentes, alguns já eram adultos, muitos eram evangélicos desde criança como eu, outros eram novos convertidos, o que nos movia naqueles dias era uma sede insaciável por Deus, éramos ávidos por mais intimidade com Deus. De alguma forma nós sabíamos que ali era nosso primeiro passo para grandes coisas, mas o que nos tornava todos iniciantes de um novo tempo, era exatamente o que Deus estava começando a trabalhar em nossas vidas a partir daquele momento.

1- Por que estou comparando esse tempo com um processo de metamorfose?
Nós sabemos que antes das borboletas existem as lagartas que iniciam o processo para da metamorfose nos casulos, até chegarem ao fantástico, estupendo, majestoso e maravilhoso momento final onde se transformam em lindas  borboletas e saem por ali espalhando beleza e encanto por onde passam.

Esse processo da metamorfose da borboleta também me faz pensar em ressurreição, em transformação pelo Espírito Santo, onde eu mesma inicialmente sou aquela lagarta horrorosa que vai para o casulo sabendo que um dia me tornaria algo belo aos olhos do Pai. E ali em Ocara, esse processo de metamorfose ocorreu não somente comigo, mas com todos que estavam com o mesmo propósito no coração, em cada momento de oração e jejum, de comunhão, de agradecimento, de pregação, de louvor e de estudo da Bíblia, Deus estava nos preparando, nos curando, nos capacitando para o futuro que iriamos vivenciar, pois aquele ambiente era parte do plano de Deus para nos tornar soldados aptos para a batalha. Foi ali que nasceu o grupo as faniquitas (meninas não citarei nomes pois cada uma sabe da importância que foi aqueles anos juntas...). O trabalho desenvolvido pela irmã Meybes junto com eu esposo e sua equipe foi marcante não somente naquele retiro como em muitos outros retiros e eventos futuros, mas em 2009 fomos chamados para marcar nossa geração e a partir dali tudo que fizemos na direção ou na contramão desse propósito nos transformou no que somos hoje, para a honra e a glória de Deus, mesmo os que não estão mais conosco, Deus sabe as respostas, Ele comanda o universo e no tempo certo entenderemos todas as coisas.

2- Por que estou falando sobre isso 07 anos depois?
Por que em cada período de 07 anos novos ciclos se formam e acredito que estamos iniciando outra vez um novo tempo na presença de Deus. Na realidade, tudo o que descrevi acima, foi só o início da caminhada. Lembro-me da experiência que tive no dia de nossa chegada ao retiro me deparei com um verdadeiro vale de lagartas, ao mesmo tempo em que era tudo novo, também era tudo estranho, já estive em muitos outros retiros, mas ali foi minha primeira experiência com o sobrenatural, eu vi o mundo invisível, vi e senti coisas que não precisam ser ditas aqui porque foi específico para aqueles dias, para aquelas pessoas.
Eu sentia não somente em mim, mas em todos o processo que eu chamo de “A metamorfose da dor”, era tempo de ser amassado pelo oleiro, era tempo de adaptação aonde Deus ia trabalhando em cada um, nas suas diferenças, nas suas imperfeições, nos seus medos, nas suas carências, nas suas dores, esse processo era algo aparentemente feio, desajeitado e dolorido.
Os dias foram passando e esse processo foi recebendo outro nome, “A metamorfose do Casulo”. Iniciou-se o tempo de interioridade e intimidade com Deus, de chorar aos pés do Senhor, de receber dons e talentos, de receber promessas e ser fortalecido, de guardar em si o sagrado de Deus e compartilhar o amor com cada irmão. Esse tempo da metamorfose era ao mesmo tempo exigente prazeroso e responsabilizante.

a)Exigente - porque assim como a futura borboleta, que dentro do casulo concentra forças e se prepara para revelar ao mundo sua beleza, e também alçar voo, nossa formação se dava de dentro para fora, e muitas vezes era dolorido porque queríamos logo ver o resultado que só iria aflorar mais a frente.
b)Prazeroso – Prazeroso, pois, o tempo de casulo, de interioridade é um tempo de descoberta do outro, de suas qualidades e da beleza de reconhecer-­se no irmão. Prazeroso e não fácil. Aquele com certeza foi um dos melhores retiros vivenciados por todos nós, fomos tocados pela chama do Espírito Santo de forma poderosa, fomos completamente saciados pelo amor de Deus, fomos inebriados pela presença gloriosa de Jesus através do Espírito Santo. Nosso maior prazer era está louvando ao Senhor quer seja com louvores, lágrimas ou com nosso silêncio, mas sempre com a reverencia e atitude de verdadeiros adoradores.
c)Responsabilizante - porque sabíamos que Deus estava nos entregando algo grandioso para realizarmos, éramos crianças, adolescentes, jovens e adultos que Deus usaria de forma extraordinária na missão de resgatar vidas para seu Reino vindouro. Nós fomos escolhidos e chamados dentre tantos para realizar a missão de Jesus levando seu amor ao mundo, através de nossos dons, de nossas habilidades e de nosso compromisso segundo a vontade do Pai.

Quando voltamos daquele retiro, iniciamos uma fase maravilhosa no grupo de mocidade, na igreja, enfim cada um foi impactado para buscar mais e mais de Deus. Realizamos muitos outros Retiros, Avivamentos e Congresso de Jovens, o grupo de Oração e Consagração foram momentos incríveis onde Deus nos ensinava e capacitava cada dia mais para enfrentarmos as batalhas que viriam. A seu tempo e a seu modo cada um de nós travamos nossas batalhas, algumas foram juntos, outras sozinhos, pois a mão de Deus estava a nos guiar e ajudar mostrando sempre a saída, dando escape e livramento para aqueles que permaneciam fiéis ao seu propósito.

Os combates dessa geração transformada em lindas borboletas para saírem ao mundo vivendo e pregando o Evangelho do reino de Deus, foram intensos, muitas vezes doloridos, exigiram de cada um de nós sacrifícios e renúncias. Durante as batalhas houve deserções, perdas, desistências, novas adesões, renovos e novos recomeços para os que voltavam.

Já se passaram 07 anos, e realmente acredito que estamos nos tornamos aquilo que nascemos pra ser, aquilo que Deus sonhou para nós. Uns á alçaram voos geograficamente longes, mas sempre estarão em nossos corações. Outros descobriram que como borboleta era necessário expandir esse vale para outros territórios, mas continuam trazendo em si a marca da pertença a esse vale, é impossível ter sido tocado por Deus e não arder àquela chama no coração em algum momento. Uma geração inteira que por vários motivos e razões não estão mais juntos, o remanescente, porém ainda existe. Todos cresceram tanto em estatura como em maturidade, alguns estão cursando e outros já concluíram a faculdade, ( gente não dá pra citar todos rsrs... )... Outros á estão casados com filhos, o Doda se tornou Pastor e mudou de cidade como Deus lhe prometeu em profecias naquele retiro. Tem as jovens cantoras como a Clara, a Francisca, a Brena, a Osanira e o querido Emiliano, eles nunca deixaram de adorar ao Senhor com suas lindas vozes. As pregações da irmã Meybes,  do Irmão Marcos Gama, da Vera Reinaldo, do Eduarte, do Geiúdi, da Gislene, Dhamarys, Jomhara e muitos outros,  ainda hoje são como flechas usadas por Deus para transformar vidas! Saudades dos que estão longe.... Os meninos que sempre curtiram tocar em Bandas Mykéias e o Mateus, Assis, O Juniel, que até hoje levam a mensagem de Jesus em eventos e shows.... ( tem muitos outros, não dá pra citar nomes de todos...rsrsrs...)

As crianças de ontem hoje são jovens como a Clarice que é um dos remanescentes que dão continuidade ao trabalho, enquanto tiver um de nós vivo, Deus ainda estará nos usando para sua glória. Pois é gente, no final cada um seguiu seu rumo na vida, muitos ainda estão na igreja perseverantes sendo usados por Deus fazendo a sua vontade. Alguns seguiram seu próprio caminho e estamos orando por eles para que um dia lembrem e voltem ao primeiro amor.  Nem todos cantavam, nem todos pregavam, pois Deus usava e usa cada um a sua maneira com seus dons e talentos.

Não estou mais na base dos remanescentes que ficaram na Ass. de Deus, fui levada pelo Senhor a também descobrir qual seu propósito minha vida e qual é o meu lugar nesse mundo. Um dia Deus usando uma serva sua disse que me usaria de uma forma diferente, que ninguém entenderia, que seria algo novo, mas que eu fizesse mesmo assim. Depois de tanto tempo só posso concluir que Deus estava falando desse Blog, onde utilizo os dons e talentos que Deus me deu para disseminar na internet a mensagem da cruz e do amor de Jesus. Antes eu pregava a palavra de Deus usando um microfone, hoje, eu utilizo um Notebook, e sinto-me realizada, se um dia Ele quiser me fazer voltar ao modo tradicional, eis-me aqui!

 Enfim, posso afirmar que fomos sendo conduzidos por Deus para chegarmos aonde estamos hoje, este foi o caminho traçado, não adianta arrependimentos desnecessários, o que passou, passou, cada luta, cada queda, cada combate foi para fortalecer a nossa fé. Fomos modelados e transformados no mesmo grupo de lagartas, depois em casulos, no qual, sem a beleza e a individualidade de cada borboleta, nunca conseguiríamos construir na vida de cada um o vale das borboletas que somos hoje, ainda há muito pra fazer em prol do Reino de Deus sim, mas sabe o que é mais importante, nós permanecemos nos amando com o primeiro amor, nós permanecendo crendo com a mesma fé e nós permanecemos servindo ao mesmo Deus Todo Poderoso e buscando sempre levar o IDE de Jesus!

Afinal, dentro dessa linda história que vivenciamos e independente de quão longe estamos um do outro, quando nos encontramos, fica impossível não perceber, pois, ali se reconhece o vale das borboletas de Jesus, uma geração que passou pela metamorfose do amor de Deus e vive as promessas de Deus! Nós fomos gerados pelo amor de Jesus e nossos corações sempre estarão conectados em qualquer parte do mundo que estejamos! Amo muito todos vocês!

PS: Sem desmerecer o trabalho dos que vieram depois, pois cada um Deus foi chamando para esta obra no tempo determinado por ele, mas senti de Deus aqui falar de um momento específico de nossas vidas! Importante, gente, na foto acredito que os nomes de todos que participaram, mas se porventura faltou alguém por favor nos informe! Abaços!!

Deus vos abençoe!
Na paz de nosso amado Jesus!

By: Edileusa Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.