domingo, julho 06, 2014

O crente Joāo e o pé de feijão


“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas
 testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a 
Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
At 1.8

        Deus colocou no coração do homem o desejo de ganhar vidas, de resgatar almas do reino das trevas e mostrando-lhes o amor através da cruz de Jesus Cristo. Para muitos que se lançam de corpo e alma nesse ministério, isso pode ser maravilhoso, ajudar ao pecador a ter uma nova vida com Deus, mas se o sucesso não for rapidamente visível, há uma grande possibilidade de frustração.
       Infelizmente nós seres humanos adoramos criar expectativas quando vamos realizar algo. É de nossa natureza querer controlar os resultados de nosso trabalho, querer ver logo o resultado final. Não há nada de anormal nisso, mas devemos entender que para tudo que fazemos há resultados sim, porém uns são alcançados em curto prazo e outros em longo prazo, principalmente quando se trata de trabalhar na obra de Deus.

       Devemos entender que no “Reino de Deus” não podem haver metas feitas por nós, somos apenas servos e o administrador e dono da obra é Deus. É Ele quem determina o quanto vamos produzir, não decretos de homens. Por isso é necessário entenderemos como as coisas funcionam pra Deus. Se fizermos exatamente do jeitinho que Deus quer, no tempo certo tudo dá certo. Vou contar-lhes fatos da minha infância que hoje tenho como fontes de experiências.
       Cresci num sítio onde existe uma grande variedade de árvores frutíferas, goiabeiras, cajueiros, mangueiras, pé de seriguela, etc. Meu pai gostava de plantar no inverno milho e feijão, eu adorava ir com ele preparar a terra para a plantação. Meu Pai cavava os buracos com uma enxada, eu e meu irmão Luís íamos jogando os grãos dentro dos buracos na esperança de colhermos muito milho e feijão. E ai depois esperávamos meses até podermos colher as espigas de milho e as vagens de feijão. Pra mim tudo isso era uma experiência incrível, eu sempre gostei muito da natureza, e poder comer a fruta colhida fresquinha na hora, é maravilhoso, o sabor é sem bem puro, sem agrotóxicos.  A outra experiência que eu tive foi também muito legal, se tratava de uma experiência que eu fiz na 1ª série, coloquei em um copo descartável um feijão, algodão e água e depois de um dia brotava uma pequena plantinha e como eu ficava feliz em ver o fruto de minhas mãos.
     Então comparando as duas experiências, percebi que demorava um tempão para crescer aqueles grãos que plantei na terra com meu pai e meu irmão. Percebi também que só davam frutos apenas uma vez ao ano. Já as minhas plantinhas experimentais não duravam uma semana e morriam, pois não estavam plantadas da forma correta, não havia nutrientes suficientes no copo para a planta se desenvolver e crescer adequadamente até dar seus frutos. 
       Então amados, se aplicarmos essas experiências ao nosso trabalho na obra de Deus isso poderá ser muito útil para nós. Poderemos evitar criar falsas expectativas e a esperar tão somente em Deus. Quando plantamos a semente temos que saber esperar aguardando o tempo certo para que possamos colher ou não aqueles frutos. Às vezes queremos colher os frutos que plantamos, mais rápido do que seria o crescimento natural nér. Queremos acelerar o processo de Deus e ganhar sementes mágicas que ao serem plantadas crescerão instantaneamente e através dela chegaremos ao céu com as mãos cheia de almas ganhas. Cuidado para não sofrer do que eu chamo de "síndrome do crente João e o pé de feijão"...rsrrs... Isso, não existe, é só lenda, é um grande engano!! Vc pode plantar hoje e outro poderá vir a colher os frutos amanhã. Deus quer que as semente que plantamos hoje venham crescer no tempo natural, no tempo dEle.  Na sabedoria infinita de Deus, Ele sabe como agir, pode até levar anos e anos para que uma alma que vc tanto orou, tanto ajudou, venha a aceitar a Jesus, mas no fim a planta dá fruto. Como diz a Bíblia:

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
1 Coríntios 3:6-8

        Ao longo de minha vida cristã, preguei o evangelho para muitas pessoas. Confesso que não sou exatamente daquelas pessoas que vivem evangelizando, mas fiz minha parte da maneira que eu acreditava ser a vontade de Deus. Tentei ganhar muitas almas para Cristo, ensinei a verdade, orei, chorei, clamei, amando e sentindo a dor do próximo, mas enfim poucas almas vieram a arrepender-se verdadeiramente... Mas graças a Deus, tenho sim algumas alegrias de ver pessoas que ajudei hoje servindo a Jesus, caminhando e lutando pela salvação. Isso é muito gratificante, quando alguém conta seu testemunho de vida cristã e cita seu nome como referência, louvo ao Senhor por ter me usado para abençoar essas vidas. Quanto às outras almas, que infelizmente ainda não aceitaram a Jesus como salvador, bom a semente foi lançada o resto é com Deus nér. Afinal somos apenas os semeadores, mas é o Espirito Santo quem convence a pessoa do pecado e do juízo, e quando a semente é lançada em terra boa um dia brota, cresce e dá muitos frutos. 
       Sabe, amados, teve porém algumas almas por quem tive uma dedicação maior, por quem orei e chorei muitooooooo, mas mesmo assim até hoje não vi nenhum resultado. Os frutos até agora não surgiram, não sei se um dia eles virão. Isso me frustrava imensamente, eu achava que todo meu trabalho tinha sido em vão. Hoje eu sei que na matemática de Deus Ele tem um tempo certo para cada tipo de planta. Olhando lá no fundo do quintal do nosso sítio percebi que as grandes e velhas árvores continuam lá vivas, firmes e fortes, desde que eu nasci e tem outras que plantamos ao longo dos anos. Ai entendi outra coisa, a plantação de milho e feijão que plantei na infância, dava frutos uma única vez e morriam, mas as árvores frutíferas, até hoje tenho comido dos seus frutos. Na estação certa cada uma delas começam a florescer e depois começam a dar frutos super gostosos. No meio disso tudo fui percebendo que cada árvore frutífera ou plantação, tem a sua individualidade, forma de desenvolvimento e crescimento, cada uma dá seu fruto próprio na estação certa, umas antes e outras depois, mas todas são úteis.
          Conclusão: amados, não sejam como um João atrás do seu pé de feijão mágico. Apenas espere o tempo do Senhor e Ele dará os frutos no tempo oportuno. Eu ainda CREIO que no tempo preparado por Deus aquelas almas que agora penso estarem sem frutos, um dia serão salvas em o nome de Jesus e serão uma fartura de bençãos na casa do Senhor!! Amém!!

 Eddy SB Bernard



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.