sábado, julho 19, 2014

O retorno ao altar de Deus


Introdução: Deus nos intima a voltar para onde nenhum crente devia ter saído: o altar. Quero afirmar primeiramente que o altar, não é lugar de facilidades. O altar é lugar de sacrifícios. Eu penso que o altar, é onde o crente é mais humilhado; porém é onde todos nós somos recompensados. Embora você sempre encontre alguém no altar, você sempre se sente em total silêncio. Altar é o lugar onde o crente enfrenta suas lutas constantes com Deus. É no silêncio do altar que Deus nos encontra. Somos constantemente rejeitados pelos homens, isto é provado quando frequentamos o altar. O texto bíblico nos diz que o profeta Jeremias se assentou sozinho sob, ou seja, debaixo da mão de Deus: “Sentei-me sozinho, porque a tua mão estava sobre mim e me encheste de indignação”(Jeremias 15.17b NVI). Hoje é um bom tempo para retornarmos ao altar. Por que devemos retornar sempre ao altar?


I – PORQUE O ALTAR É O LUGAR ONDE EU ME ENCONTRO COM DEUS.

“Jamais me sentei na companhia dos que se divertem, nunca festejei com eles. Sentei-me sozinho, porque a tua mão estava sobre mim e me encheste de indignação”(Jeremias 15.17 NVI).

Para ir ao altar, é preciso ter: ação, determinação, coragem e vontade. Sim amados toda pessoa que por alguma razão tem se afastado do Senhor precisa trilhar esse caminho munido destas virtudes:

1) Ação – Ao agir você está disposto a lutar por seu objetivo. Deus está te desafiando a ter atitudes corretas e caminhar em direção ao altar.
2) Determinação – Quando você se determina, você está rejeitando todas as possibilidades de desistências. Deus está te estimulando a seguir em frente porque você não pode desistir.
3) Coragem – A coragem me faz vencer os obstáculos, e tudo que se coloca no meu caminho. Deus está sussurrando em teu ouvido: “eu estou contigo não tenha medo”!
4) Vontade – A minha vontade determina onde eu quero chegar. Não importa qual seja à distância se eu tenho vontade, eu chegarei lá. Deus continua dizendo: “volte filho amado e querido”! Então Altar é o lugar onde eu me encontro com Deus

Perguntas para a reflexão e ou debate: Como tem sido sua vida longe do altar do Senhor? Que atitudes você precisa tomar para retornar ao altar de Deus? Em que nível está sua coragem, determinação ou vontade para fazer este caminho de volta?

II – PORQUE O ALTAR É O LUGAR ONDE EU FAÇO MINHAS QUEIXAS PARA DEUS.

“Por que é permanente a minha dor, e a minha ferida é grave e incurável? Por que te tornaste para mim como um riacho seco, cujos mananciais falham?”(Jeremias 15.18 NVI).


O profeta pensava e reclamava da sua situação. Mas o profeta foi até o altar, e lá ele conversou com Deus livremente. Ele disse para Deus como se sentia e o que se passava com ele:

1) A minha dor é perpétua. Observe como o profeta Jeremias expressa seu sofrimento e isso serve de estímulo para que nós também abramos nosso coração lábios diante de Deus.
2) A minha ferida é incurável que se recusa ser sarada. Observe como o profeta Jeremias expressa suas dores e ausência de perspectivas e isso serve de estímulo para que nós também apresentemos a Deus nossos problemas. 
3) Deus, a sua presença é como se fosse um rio seco. Um ribeiro ilusório, ou seja, algo que não existe. Observe que o profeta revela que seus dias eram maus e isso nos estimula a não esconder nada do Senhor.
 4) A sua presença, oh Deus, é como um manancial enganoso. Cujas águas inconstantes vem e vão repentinamente. Não podemos contar com a tua presença com regularidade. Observe como o profeta conhecia bem o estado de quem vive afastado de Deus e isso nos ajuda porque ele tem uma linguagem que conhecemos e fala de coisas que vivemos. Esse é o Altar onde podemos fazer as nossas queixas para Deus. 

Perguntas para a reflexão e ou debate: Como está sendo sua existência longe do altar do Senhor? Onde e como você apresenta suas queixas e dores? Você tem a sensação de que Deus não responde suas orações? Você vai continuar afogado em suas mágoas ou vai tomar a decisão de reconciliar-se com o Senhor?

III – PORQUE O ALTAR É O LUGAR DE RETORNO AO PAI.

“Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz(Jeremias 15.19a NVI).


Deus diz: se você voltar eu vou te restaurar. Observe que o Senhor revela ao profeta e a nós também que Ele tem todo o interesse em restaurar aqueles que estão feridos e ou afastados de sua presença. Mas qual é o objetivo de Deus em restaurar você? É interessante aprendermos essa lição:

1) No retorno ao altar, somos restaurados, isto é, somos consertados por Deus. O Senhor pleno de misericórdia quer nos dar uma nova chance e novas oportunidades.
2) No retorno ao altar, somos renovados, é Deus nos tomando em suas mãos e dando os devidos reparos que necessitamos. O Senhor pleno de misericórdia quer nos dar uma nova vida e novas potencialidades.
3) No retorno ao altar, Deus nos faz sábios, e aprendemos a fazer diferença entre o precioso e o vil. O Senhor pleno de misericórdia quer nos dar uma nova visão da vida e nos abençoar com a sabedoria.
4) No retorno ao altar, Deus nos faz úteis, e nos usa como seus representantes. O Senhor pleno de misericórdia que nos dar um ministério de compartilhar as boas notícias aos demais sofredores. Deus te restaura para você não se apartar da sua presença.

Perguntas para a reflexão e ou debate: Você crê que Deus ainda quer restaurar e usar sua vida? Que barreiras ou obstáculos você tem para superar com a ajuda de Deus? À medida que Deus planeja transformá-lo em seu porta-voz nesse mundo que mensagem você comunicaria?

IV – PORQUE O ALTAR ME FAZ SABER QUAL É O MEU VERDADEIRO LUGAR.

“Deixe este povo voltar-se para você, mas não se volte para eles”(Jeremias 15.19b NVI).


Uma vez restaurado e estabelecido no altar e na presença de Deus cada crente deve saber se posicionar em relação aos seus contemporâneos e por isso encontramos estas advertências:


1) Deus faz um apelo: Não voltes tu a eles(escarnecedores pecadores). Todo crente consciente sabe de onde veio(mundo cruel). Ele sabe qual é o sabor da vida sem estar no Altar. Deus faz um alerta: não volte de onde você veio. Você melhor do que ninguém conhece suas fraquezas e vulnerabilidades e deve se manter vigilante e dependente de Deus.
2) Quem sobe ao Altar, descobre que não há outro lugar onde se encontra Deus. Jeremias era profeta experiente e sabia qual era o caminho a percorrer para encontrar-se com Deus. Não há como negar que a tentação continuará exercendo forte atração sobre sua vida e as lutas não terminam quando temos a benção de desfrutarmos da restauração.

Perguntas para a reflexão e o debate: Qual é o caminho que você está percorrendo para encontrar Deus? De que lugar Deus te tirou e para onde você não deve voltar? Como esta experiência de restauração e livramento pode ser útil em seu ministério? Há algo que você pode fazer para ajudar outras pessoas?

V – PORQUE O ALTAR É ONDE EU ENCONTRO FORÇAS PARA VENCER.

“Eu farei de você uma muralha de bronze fortificada diante deste povo; lutarão contra você, mas não o vencerão, pois estou com você para resgatá-lo e salvá-lo”, declara o Senhor”(Jeremias 15.20 NVI).


Eu sei que nesse tempo você pode estar se sentindo muito fraco e já pensou várias vezes em desistir. O Senhor tem uma palavra esperançosa para os fracos: Deus diz que seremos fortes como muro de bronze. Isto implica na maneira como eu dependo de Deus. No Altar, lutando todos os dias me tornarei imbatível:

1) Para eu ir até ao Altar, eu terei grandes lutas. Deus diz que: eles pelejarão contra mim. A peleja é intensa. No Altar, venha o que vier, pois estou pronto. 
2) Quando você vai ao Altar, tudo que os seus inimigos vierem a fazer contra você, será inútil. Deus diz que eles não prevalecerão contra ti. Estar no altar não significa ausência de lutas, mas certeza de vitória.
 3) Deus é conosco, Ele estará sempre ao nosso lado e nos dá a vitória. É promessa de Deus. Ele diz: eu sou contigo para te salvar. Para te livrar, diz o Senhor. Temos uma rica promessa. Deus está conosco para nos salvar e para nos livrar.

Perguntas para a reflexão e ou debate: Você é alguém que está precisando da força de Deus para vencer? Você tem sido massacrado pelo pecado, pela consciência culpada e pelas acusações do inimigo? Como esta mensagem de Deus ao profeta Jeremias pode te ajudar?

Conclusão: Queridos irmãos reflitam comigo: “Porque eu devo retornar sempre ao Altar?” 1- Porque Altar é o lugar onde eu me encontro com Deus. 
2- Porque Altar é o lugar onde eu faço minhas queixas para Deus. 
3- Porque Altar é lugar de retorno ao Pai. 
4- Porque o Altar me faz saber qual é o meu verdadeiro lugar. 
5- Porque o Altar é onde eu encontro forças para vencer. 


“Eu o livrarei das mãos dos ímpios e o resgatarei das garras dos violentos”
(Jeremias 15.21 NVI). 


No altar somos arrebatados por Deus das mãos dos inimigos, e somos livres das mãos dos cruéis. Amém!!

Jadai Souza em 01/11/2012 

Fonte: http://jadai.net/articles.php?article_id=45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.