sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Os Moravianos se venderam como escravos para libertarem vidas para Deus!


Iniciado em Hernhut, Alemanha no século 18, o movimento de oração continua (24 horas) chamado Moravianos durou por quase 100 anos, e eles não oravam por aquilo que não estavam dispostos a ser a resposta. Os Moravianos eram muito dedicados ao Senhor, mais de 2150 membros de sua igreja foram enviados como missionários, a ação missionária utilizou pessoas simples e comuns de coveiro a lavrador, de sapateiro a oleiro e até como escravo vendido. Marcaram um recomeço de um mutirão missionário a todas as nações. Certa fez foi feita a seguinte pergunta a um Moraviano: “O que significa ser um Moraviano?”. E ele respondeu “Ser um Moraviano e promover a causa global de Cristo são a mesma coisa”.

Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da India onde 3000 africanos trabalhavam como escravo e cujo dono era um Britânico agricultor e ateu. O coração dos jovens se contorceu só de imaginar que todas essas pessoas passariam o resto de suas vidas confinadas sem jamais ouvir falar sobre o amor do Pai. Então esses dois jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: ” Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido”. Isso seria o ponto no qual a maioria de nós desistiria, para eles foi a motivação para tomar a decisão mais difícil de suas vidas: vender-se como escravo. Eles poderiam suportar o fato de viverem confinados pelo resto de seus dias, mas jamais suportariam saber que tantas almas morreriam sem salvação. O valor da venda pagou a viagem até a ilha, depois disso jamais se receberam notícias dos dois.

Na hora da partida houve orações choros e abraços, amigos e familiares puderam dar o último adeus para seus irmãos. E algumas pessoas falaram: porque vocês estão fazendo isso? Vocês nunca mais irão ver seus familiares e amigos, e vão ser escravos para o resto de suas vidas! Mas quando o barco estava se afastando do porto os dois jovens levantaram suas mãos e declararam em voz alta:

 “Para que o Cordeiro que foi imolado receba a recompensa por seu Sacrifício através das nossas vidas”.

Esses dois jovens ousaram ir além de tudo o que se considera “aceitável” para fazer o nome do seu Salvador conhecido. Uma história extraordinária de dois servos que jaz ofuscada, quase esquecida. Os Moravianos sempre foram conhecidos por compreenderem a responsabilidade da evangelização e seu alvo eram povos rejeitados. Mas o exemplo desses jovens é algo extraordinário, eles passaram o resto de suas vidas trabalhando pela salvação daquelas pessoas. Eles levaram a sério este versículo:

“…apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus…”

Essa é uma história preciosa, dentre tantas outras de homens e mulheres de Deus que se levantam e ousam cumprir a carreira que lhes é proposta, que entendem que não é justo vivermos uma vida para nós mesmos sendo possuidores de tão grande boa-nova! Mas histórias assim não são tão contadas… Elas incomodam.

A Igreja dos Irmãos Morávios continua ativa hoje, mas seu legado é visto também em outras denominações. John Wesley foi grandemente influenciado pelos morávios e incorporou algumas de suas preocupações ao movimento metodista. William Carey, muitas vezes considerado o pai das missões protestantes modernas, estava, na verdade, seguindo os passos dos missionários morávios. “Vejam o que os morávios fizeram”, comentou ele em determinada ocasião. “Será que não poderíamos seguir seu exemplo e, em obediência a nosso Mestre Celestial, ir ao mundo e pregar o evangelho aos incrédulos”?

Há uma canção chamada “Tears from the saints” (Lágrimas dos santos) de uma banda americana chamada Leeland, cujo refrão diz o seguinte:

“Existem lágrimas dos santos/ Pelos perdidos e não salvos/ Nós estamos clamando para que eles voltem para casa/ Nós estamos clamando para que eles voltem para casa/ E todos os teus filhos estenderão suas mãos/ E levantarão o homem aleijado/ Pai, nós os guiaremos para casa/ Pai, nós os guiaremos para casa”.

Uma letra profunda que só pode ter-se originado num coração que compreendeu o amor de Jesus pelos perdidos e da mesma forma entendeu que é nossa missão trazê-los para Casa. Mas músicas assim não são tão ouvidas, nem tão cantadas… Elas incomodam.
Onde estão nossas lágrimas pelas vidas que estão se perdendo, cegas pelo pecado? Secaram ou nunca estiveram em nossos olhos? Onde está uma das principais atitudes ensinadas por Jesus, a compaixão? A igreja (me referindo aqui às pessoas, ao corpo) tem de fato se compadecido daqueles que estão sem esperança? Deveríamos ser conhecidos pelo nosso amor… Mas em que momento deixamos de amar e passamos a acreditar que investir é o suficiente? Terceirizar? Pagar para que os missionários o façam. Não! Abrir o bolso não compra para ninguém o “não ide”. Investir é necessário sim, mas a grande comissão se estende a todos os santos e o ide implica em fazer algo mais.

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mt 25:35-40). 

Jesus não é o nosso Senhor? A quem devemos seguir? Não é Ele nosso exemplo de vida? Pois este é o coração que ele nos revela, que se quebranta e se compadece dos seus “pequeninos”. Quanto mais próximos nos achegamos à Ele, mais aprendemos a sentir com seu coração. Charles Spurgeon, um pregador britânico do séc. XIX, diz o seguinte: “Se você ficar muito tempo a sós com Jesus, você captará o Seu Espírito; você será inflamado com a chama que queimava em Seu peito e que consumia a Sua vida. Você chorará com as lágrimas que caíram sobre Jerusalém quando Ele a viu perecendo; e embora você não possa falar de forma tão eloqüente quanto Ele falou, naquilo que você diz deverá haver algo do mesmo poder que havia nEle e que emocionava os corações e despertava a consciência dos homens”.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28:19). 

A grande comissão é uma só e se estende a todos nós. O chamado é um só e se estende a todos nós. A responsabilidade dos que se perdem também se estende a todos nós. Certa vez ouvi o Pr. Edward Luz dizer a respeito de pessoas que usam a famosa frase ‘se Deus me chamar para missões, eu vou… Mas Ele não me chamou’ : “essas pessoas acabam jogando para o próprio Deus a responsabilidade de não terem sido ‘chamadas’”. A grande verdade é que a maioria das pessoas nunca se dispôs de fato à obra para deixar que Deus falasse com elas. Sophia Muller, a missionária americana que passou quase 4 décadas evangelizando entre os índios, quando questionada a respeito de seu chamado respondeu: “eu nunca recebi um chamado, eu li uma ordem e obedeci”.

O ide abrange o mundo, assim sendo o exato lugar em que você se encontra está incluído. Todos somos chamados a ir, uns às nações, outros à comunidade local, ainda assim chamados à ir. Alcançar almas perdidas não se limita a quatro paredes de uma igreja (agora no seu sentido físico), o ide as transpõe. Que o desejo do seu coração não seja entender qual é o seu chamado, esse você já tem, mas entender qual o seu papel na obra de Deus. Para isso é necessário primeiro um coração apaixonado, que compreende e vive o grande amor dEle pelo mundo. Depois disso, uma alma cingida de humildade e disposição, ciente de que servir implica em sacrifício e renúncia, as quais nunca serão nada se comparadas ao que Jesus renunciou para tomar sobre si o peso e a dor dos nossos pecados. 

Histórias como a dos jovens Moravianos devem nos inspirar, e não incomodar. Nossos corações devem ser tomados de desejo por alcançar vidas e nossas orações devem se estender aos perdidos. Isso é viver o cristianismo em essência e simplicidade, tal qual Jesus nos ensina. E que no mais íntimo do seu ser permeie a mesma motivação daqueles dois valorosos jovens Moravianos que escolheram viverem escravos dos homens para libertarem homens para Deus. Fomos comissionados e nossa missão precisa ser completada. Que cada um de nós venhamos a entender que esse IDE do Senhor é para todos nós, em qualquer lugar que estejamos devemos anunciar o evangelho levando o amor de Deus aos corações aflitos e as almas perdidas.

 “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (At 20:24)

Deixo a vcs o vídeo Leeland - Tears of the Saints (Versão em Português) / Clamor dos Filhos..... Chorei cachoeiras com essa canção, que vc também seja tocado pela chama do Espírito Santo  e em seu coração comece a arde a chama por missões...


LÁGRIMAS DOS SANTOS

Existem muitos filhos pródigos
Em nossas cidades eles correm

Procurando por abrigo
Existem lares destruídos

Esperanças de pessoas têm caído
 no chão de falhas

Isto é uma emergência!

Existem lágrimas dos santos
Pelo perdido e não salvo

Nós estamos clamando para que eles voltem para casa
Nós estamos clamando para que eles voltem para casa

E todas as tuas crianças estenderão suas mãos
E levantarão o homem aleijado
Pai, nós os guiaremos para casa
Pai, nós os guiaremos para casa

Existem escolas cheias de ódio
Até mesmo igrejas têm abandonado
O amor e a misericórdia
Nós podemos ver esta geração
Neste estado de desespero
Por tua glória

Isto é uma emergência!

Pecadores, ergam suas mãos!
Crianças, em Cristo vocês permanecem!

E todas as tuas crianças estenderão suas mãos
E levantarão o homem aleijado
Pai, nós os guiaremos para casa...



Quer saber mais sobre este texto abaixo segue a relação dos blogs que utilizei para pesquisa sobre os Moravianos.





32 comentários:

  1. Glória a Deus, realmente uma benção! Que nós possamos seguir esse exemplo...

    ResponderExcluir
  2. O meu coração chora,a minha alma se desespera,fico sem folego,pois desejo ardentemente fazer essa q é a unica vontade de meu Pai!!!
    Orem por mim,sinto se eu nao fizer isso nao preciso mais viver!!!Isso é real!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore por e eu oro por ti!!! Missões causa desespero porque é urgente!!! Preciso ir o mais rápido possível

      Excluir
    2. Ore por mim e oro por ti!!! Estamos na mesma situação

      Excluir
  3. Amém irmão!! Louvo a Deus por sua vida, que mais pessoas possam ser tocadas por essa chama de ganhar alma resgatado vidas para Cristo!!

    ResponderExcluir
  4. Eu ouvi uma ministração sua que fala pra que outros possam viver, vale a pena morrer.
    que vc citou sobre os moravianos e estou preparando uma palavra pra levar no dia da minha formatura como líder de célula e vim fazer a pesquisa pra testificar um pouco mais o sobre esse assunto que fará parte dessa palavra.. meu alvo é Cristo mas se tem algumas pessoas que são meus referenciais na fé uma delas é o Juliano son vejo Jesus em vc é espero ser assim quando amadurecer no meu ministério. . Deus te abençoe e te cuide cada dia mais. Abraço
    Meu nome é Henrique Linck esse é meu Facebook também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver seu comentário querido. Graças a Deus que esse Blog contribuiu para sua vida cristã. Com certeza o Juliano Son é um dos meus referenciais nessa geração, pois ele é um verdadeiro adorador e faz um belíssimo trabalho com a sua banda Livres Para Adorar que inspirou-me a criar esse grupo para levar a palavra de Jesus a todos que forem alcançados pela internet. Louvo ao Senhor por sua vida. Vc tem a chama viva em seu coração, ore, medite na palavra, seja cheio do Espírito Santo, peça sabedoria a Deus e nunca deixe de falar do seu grande amor que nos foi manisfesto através de Jesus!! Deus em Cristo os abençoe com toda sorte de bençãos!! Amém! bjs

      Excluir
  5. Amém, Deus abençoe vc também.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou de Angola um pais africano onde Deus tem levantado jovens missionários pra o envangelho das almas perdidas as vezes o coração arde de tal forma q precisamos cumprir o IDi de Jesus peço q orem também por nossa nação pra que vidas sejam alcançadas pela palavra de Cristo a histórias dos jovens moravianos é sem dúvidas um incentivo pra nós. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  7. Louvo ao Senhor por sua vida abençoado!! Que maravilha ver seu comentário, estaremos orando sim por seu país e seu povo. Que a graça de Deus reine em vossos corações, sejam fortalecidos na fé, no amor e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo!!! Essa é nossa maior missão levar o evangelho de salvação a todas as nações!!! Fica na paz!!

    ResponderExcluir
  8. Amém, é com imenso aperto no peito que me sinto tão pequena diante de tamanha atitude de meus irmãos que me sinto envergonhadaenver de dizer que sou uma cristã. Que O Espírito Santo me capacite para que eu tenha uma atitude de Fé!! Assim como meus irmãos tiveram. Que Deus continue abençoado grandemente pessoas assim, envolvidas verdadeimente com a Causa de Cristo!Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz abençoada! Deus venha te usar poderosamente nesta terra! Continue firme na fé levando a mensagem da cruz!! Abraços!

      Excluir
  9. Uau viDaS que foram tocadaS pela pregação do evangelho, enteNderam que é necessario morrer pra haja vida, que Deus vós abençoe poderosamente , e que venha a nós o reino de Deus !!

    ResponderExcluir
  10. Realmente, que possamos recompensar o sacrifício de Jesus naquela cruz com as nossas vidas se preciso for. De onde viemos têm muitos para serem resgatados.

    ResponderExcluir
  11. Apaz meus irmãos... Jesus conta cm cada um vamos voltar a ser servos novamente deixamos de viver um evangelho falso ...devemos morrer por Cristo

    ResponderExcluir
  12. Olá meus irmãos oque fazer para a missão continuar? Temos q voltar ao Senhor viver como criança no bom sentido

    ResponderExcluir
  13. Sou missionário choro por ver a obra de.nosso salvador sendo destruída por falso cristianismo da prosperidade.Deus nunca falou q teríamos vida falta de riqueza... não aqui lá do céu sim

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz. Tenho o privilégio de servir como missionário há 11 anos em países Africanos. A história dos moravianos é impactantes. Sinto as vezes vergonha ao constatar que tão pouco tenho feito. Que Deus continue vos abençoando e que vidas seja inflamadas pelo Espírito de Deus e que venhamos fazer a diferença em nossa geração.

    ResponderExcluir
  15. Shalom Adonai!
    Só um verdadeiro risco, pode provar uma fé verdadeira.
    O que os Missionários Moravianos fizeram verdadeiramente mostraram o quanto criam na morte e ressurreição de Jesus Cristo, hoje em dia fica muito mais facil que Jesus morreu na Cruz para termos o carro do ano, a casa do ano ou então mesmo a roupa do ano e fica longe da mente e dos coração de muitos que Jesus morreu naquela Cruz para nos dar a vida eterna. E sendo nós participantes da mesma graça temos a missão de falar do amor de Deus para com a humanidade, sobre os quatro canto da terra desde que tenha um povo é missão nossa como filhos de Deus ir anunciar as boas novas do Reino de Deus.
    Apóstolo Paulo fala aos Romanos 10:13-15.
    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como creram naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?
    E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formoso são os pés dos anunciam coisas boas!

    ResponderExcluir
  16. A paz irmãos, trezentos anos após aquela reunião de oracao dos irmãos morávianos posso dizer: sou fruto dela, aceitei a Jesus na igreja metodista, nao fosse aquele encontro de Wesley com um grupo de missionarios moravianos a bordo de um navio talves eu nao tivesse tido um encontro com Jesus.

    ResponderExcluir
  17. Mexeu comigo! pensamos que somos missionarios ou até mesmo servos de CRisto,mentira, somos escravos de nós! o Espirito nos leva a liberdade, liberdade essa que nos leva a ser servos por amor! sou missionaria, catolica, e estou pronta pra assumir a escravidão por amor a Cristo!

    ResponderExcluir
  18. Nossa...sem palavras eu já admirava muito as músicas de vocês, e com esse texto...nossa...muito lindo! Que Deus continue abençoando e dando criatividade a vocês a cada dia! Agradeço a Deus por me edificar!Fiquem na graça e na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  19. Não tinha conhecimento dos escravos moravianos, passei a conhecer a história através da ministração do nosso irmão Juliano, ao ler a história desses dois jovens me dessem as lágrimas, ao ver tamanho amor pelas almas, enquanto isso muitas de nossas igrejas estão mais preocupadas com seus egos e com coisas banais do que realmente responder ao chamado de Cristo.
    Juliano Son uma das poucas pessoas que ainda tem a coragem de ministrar palavras que nos confronta e nos faz lembrar oque é evangelho. que o Senhor nos de uma mente sã para todos os dias aplicarmos João 13:34.
    Deus abençoe vcs, referente para nossa geração!

    ResponderExcluir
  20. The knowledge of technology you have been sharing thorough this post is very much helpful to develop new idea.
    here by i also want to share this.
    oracle enterprise manager training

    oracle exadata training

    ResponderExcluir
  21. eu quero viver isso quero gritar mas agora eu tou em pecado precisso de ajuda meu nome

    ResponderExcluir
  22. Li esse artigo no seu blog a dois anos atras.... mudou minha vida... Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.