segunda-feira, dezembro 26, 2016

A marca de uma lágrima


Não sou uma pessoa de choro fácil, são raríssimos os momentos em que eu me comovo ao ponto de derramar lágrimas. Claro que tem momentos que não me seguro, não sou de ferro, mas só tem duas situações na vida que me fazem chorar rios de lágrimas, se eu tiver uma raiva muito grande, ai gente, não consigo falar, só choro, mas principalmente choro incontrolavelmente na presença de Deus, nos pés da cruz, no altar da adoração, nos momentos de humilde comunhão e intimidade com o meu amado Jesus. Nas demais coisas, não consigo mesmo chorar, até entendo as pessoas choronas, as que se emocionam facilmente, afinal cada um tem seu jeito próprio de ser...


As pessoas muitas vezes não entendem, mas não choro por morte, pois considero esse um momento muito importante no qual Deus determina colher uma rosa pronta, desse momento ninguém escapa, é algo irreversível eu sei e dói muito. Ainda assim vejo esse momento como uma pausa de reflexão para desacelerarmos um pouco a vida e percebermos o quanto estamos deixando de viver o lado bom da vida, o quanto temos nos afastado do amor de Deus e seus princípios, preocupados com coisa efêmeras e fúteis. A Bíblia fala sobre esse momento da forma como o sinto e o entendo:

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração”.
(Eclesiastes 7:2)

As lágrimas, sempre são algo um tanto desconcertante, ninguém gosta de vertê-las em público, é como se o choro denunciasse nossas fraquezas e fragilidades. Só lembro-me de um choro que é muito esperado e se não vier algo está errado: o choro do nenê recém-nascido. Este, dizem, precisa chorar. Fora disso, normalmente, o choro cria certo desconforto, associamos isso a vulnerabilidade ou instabilidade emocional. Todos querem de alguma forma esconder suas lágrimas, ninguém faz self chorando para publicar nas redes sociais, todos querem ser vistos com seu melhor sorriso, a não se que a pessoa seja dramática ou louca de pedra né...rsrsrs...

Mas porque será que o choro normalmente é uma coisa irritante e constrangedora? Pense no choro insistente da criança irritada; o choro do doente causa dor na gente mesmo; o choro do enlutado causa-nos angústia e compaixão; o choro do(a) apaixonado(a) abandonado(a) nos causa sentimento de piedade. As lágrimas sempre extrai o melhor de nós e nos deixa mais altruístas, todos se comovem quando ver alguém chorando, seja de dor, revolta, tristeza ou mágoa... No entanto quem chora muitas vezes sente-se até constrangido, quem deixa a lágrima cair, normalmente pede desculpas e limpa os olhos.
 

Claro que nem sempre se chora por algo trágico, choramos também em momentos alegres, de muita satisfação, de realizações, de despedidas, enfim chorar nunca será algo totalmente explicável, mas o choro vertido em momentos ruins com certeza corrói e dilacera o coração. A marca de uma lágrima de dor só sabe quem passou por isso um dia ou está passando agora, principalmente quando é fins de relacionamentos ou por perda de algum ente querido. De alguma forma, chorar faz bem, nos dá uma sensação de leveza, de consolo e paz. Mas existem outros que no desespero tiram suas vidas se suicidando por não suportarem o peso de suas dores, por não conseguirem achar mais conforto nem em suas lágrimas.

Nós cristãos que temos colocado a nossa vida e esperança nas mãos de Deus temos uma promessa gloriosa que nos foi entregue na Bíblia Sagrada:

 “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.
(Apocalipse 21:4)

O profeta Isaías usa uma figura muito bonita. Ele afirma que Deus se transforma numa mãe que toma o filho no colo e lhe enxuga carinhosamente todas as lágrimas.

“Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados”. (Isaías 66:13)

A Bíblia nos abastece com maravilhosas figuras para melhor compreendermos o amor de Deus, o carinho de Deus. Na vida, temos alegrias e bons momentos, mas também passamos por dificuldades e sofrimentos. Já aqui, neste mundo, podemos experimentar que, maravilhosamente, Deus começa a secar as nossas lágrimas. É verdade, elas voltam de novo. Deus nos enviou o Espírito Santo como consolador para ajudar nas nossas fraquezas, nos dias de dores e sofrimentos, para nos ajudar, fortalecer e amparar.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós”.
 (João 14: 16, 17, 18)

Enquanto o Espírito Santo o consolador estiver conosco temos um suporte firme para aguentarmos as lutas, mesmo as mais difíceis, mesmo na noite mais escura, mesmo quando a cruz for tão pesada que não haja mais forças em nós, ainda assim se clamarmos ao Pai, Ele irá nos consolar e carregar em seus braços de amor. No entanto esses momentos de dor, de angústia, de medo, de tribulações e sofrimentos, sempre se repetirão em nossas vidas aqui na terra, pois a Bíblia nos fala:
 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33)

Quando Jesus Cristo vier buscar sua igreja amada, então seremos por Ele transformados em corpo glorioso que não mais estará sujeito ao tempo e ao espaço.  No Reino de Deus ali nos céus de Glória, haverá um dia em que Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima. E nenhuma lágrima voltará jamais, porque a suas causas foram eliminadas. Viveremos, então, um novo momento com Deus. Não haverá morte, então não iremos chorar pela perda, não haverá paixões carnais, relacionamentos amorosos, então não haverá traições, separações e abandonos. Não haverá ódio, disputas, mesquinharia, manipulações, egoísmo, futilidades, consumismo, guerras, fomes, dores, doenças, enfim nada que possa nos fazer chorar existirá. A presença constante de Deus em sua Trindade irá permitir de seu amor imensurável, de bonanças e riquezas celestiais. Será um momento de pura harmonia e conexão direta com a divindade, Deus Pai, Deus Filho “Jesus” e Deus Espírito Santo, de onde emana o amor mais puro, real e verdadeiro. Seremos eternamente felizes, mas não com esse sentimento e felicidade que conhecemos, será algo além do que nossos olhos possam ver ou nossa mente possa imaginar. Amém! Louvado seja Deus!!

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. (1 Coríntios – 1:9)

By: Edhy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.