quarta-feira, maio 20, 2015

Vingança uma arma mortal


Perdoar é algo sublime todos nós sabemos disso, mas sabemos também que não é nada fácil, é algo que exige de nós uma força interior mega-super-ultra forte para perdoarmos de verdade. O ser humano ao longo do tempo vem travando duras batalhas contra si mesmo na tentativa de superar o fardo pesado do ódio e do desejo de vingança. Uma das situações mais devastadora na vida de uma pessoa é quando ela é traída e enganada por quem mais ama, seja por um amigo, um familiar ou um grande amor. 

Isso despedaça a alma gerando conflitos interiores com sentimentos negativos como a o ódio e a vingança. Tenho certeza que ninguém normal seja capaz de simplesmente perdoar algo desse tipo logo que acontece e seguir sua vida como se nada tivesse acontecido, só se for doido de pedra e não entender o ato covarde da traição, ou se for criança, pq a inocência de uma criança é sim capaz de perdoar em 5 minutos rsrsrs...

Na famosa série de TV americana REVENGE (vingança) nós vemos um exemplo clássico do quanto à vingança pode se tornar em uma arma mortal e não somente para nossos inimigos, mas principalmente para nossos amigos e para nós mesmos.  A série conta a história que gira em torno de 2 mulheres fortes e decidias, uma jovem Emily Thorn e a outra já bem experiente Victoria Grayson, ambas passam todo o tempo se odiando e planejando a destruição uma da outra.

Quem acompanhou a série pode perceber o quanto essa vingança foi destrutiva para ambas, ao final da série elas acabaram com um grande saldo de mortos e feridos. Isso prova que até mesmo na ficção guardar rancor, ódio e querer vingança nunca acabam bem para os dois lados. A série acabou este mês depois de 4 temporadas e a lição final que ficou pra mim é esta: se não conseguir perdoar seus inimigos deixe que Deus resolva isso, não queira se tornar em um monstro vingador dos erros alheios, pq vc se transformará inevitavelmente semelhante ao seu inimigo ou até pior. A melhor vingança é buscar ser feliz, viver ao lado das pessoas que te restaram, que realmente se importam com vc, que te amam de verdade pq senão é capaz de vc os perder para sempre nesse processo de vingança.  

Sabe galera, tem uma frase bem interessante que diz assim: se as feridas de alguém lhe causam prazer, quem está gravemente ferido é você. Ou seja, se causar dor e sofrimento a alguém por vingança te traz alguma espécie de prazer ou alívio, você está com sérios problemas emocionais. Na hora da raiva é até compreensível você queira revidar, gritar, sei lá fazer mil loucuras, mas depois com o tempo isso passa. Se você ocupar sua essência interior com sentimentos de amargura e vingança contra outras pessoas, não restará espaço para a harmonia e o amor necessários à vivência da verdadeira felicidade em sua vida. Ao odiar o próximo, você cada vez mais odiará e desarmonizará a si mesmo. Na verdade é bastante óbvio que Deus não poderá realizar quaisquer milagres em sua vida ao ver que vc estar submerso em algo tão negativo como ódio e vingança contra alguém ou algo.

Busque da parte de Deus uma forma para perdoar, sozinho vc não é capaz. Procure orar pedindo ao Senhor libertação para seu coração, queira de verdade a cura pra sua alma, não fique remoendo o passado, não fique relembrando à traição, o engano, a dor... Quando esses sentimentos vierem tirar sua paz e sossego clame a Deus para fazê-lo ser forte e superior a isso tudo, Ele vai te curando com seu bálsamo curador de amor, graça e misericórdia. Um dia eu garanto que quando menos vc esperar a cura vai chegar, vc vai conseguir liberar perdão sobre a vida da pessoa que te feriu, mesmo que ela nunca venha sequer te pedir perdão.

Eu vivi na pele essa experiência, fui traída por quem mais eu confiava, e não foi uma, nem duas vezes, mas 3 vezes, isso é o pior sentimento que já senti na vida. Eu tive sim um forte desejo de vingança, odiei de tal forma essas pessoas que pensei em feri-las para que de alguma forma eu me sentisse reconfortada com a justiça sendo feita. Mas se a justiça é realizada por nossas próprias mãos, não é justiça, é vingança. Eu confesso que tenho uma dificuldade tremenda em perdoar, talvez pq eu custe muito a confia. Na verdade pra alguém conseguir conquistar minha confiança e completa lealdade leva bastante tempo, ai depois de tudo isso, ser traída e enganada me causa muita revolta, dá mesmo vontade de ir a fora. 

Meu instinto é bem primitivo nessas horas, se alguém me fere minha primeira reação é passar por cima dela feito um trator e não deixar pedra sobre pedra. Mas tenho tido sérios problemas por conta disso, minha luta com Deus para superar isso é tremenda, minha incapacidade de gerar perdão já impediu muitas bênçãos de Deus em minha vida e já me tornei alvo do diabo pq não conseguia perdoar a maior de todas as traições. O mal que essa pessoa me fez foi tão grande e tão inesperado que bloqueou em mim toda minha capacidade de me relacionar com Deus e com outras pessoas. Eu era seca, grosseira, amarga, rancorosa, uma verdadeira fera ferida. Foram anos de luta, um longo processo de restauração, Deus foi trabalhando a cada dia em meu coração, eu cheguei a ter a certeza que não tinha mais a salvação pq não podia abdicar daquele sentimento de ódio e vingança. Embora Deus tentasse usar várias pessoas para me ajudar a superar isso eu não conseguia me abrir para o processo de cura. Eu estava tão obcecada quanto a Emily Thorn de revenge, era impossível pra eu aceitar que a pessoa que havia me feito tanto mal pudesse receber meu perdão. Eu me esforçava de verdade, mas não conseguia perdoar. Eu nunca quis prejudica-la ou fazer-lhe mal, minha vingança secreta era odiá-la e impedir que ela se aproximasse de mim.

Então Deus foi me moldando, o tempo foi passando e depois de anos um belo dia quando eu nem lembrava mais do fato, então essa pessoa vivenciou uma situação de muita aflição chegando a ficar hospitalizada. Foi ali, exatamente no momento em que meu inimigo estava literalmente derrotado, na pior mesmo, que percebi que o sentimento em mim havia mudado. Eu não me alegrei com sua dor, ao contrário tive compaixão pela vida e a alma dessa pessoa. Nos falamos e lembro que eu estava chorando e minhas palavras foram exatamente essas: nossa estou tão feliz em saber que não te odeio mais, eu levei anos te odiando e sofrendo e hoje sinto-me livre. Foi como se o pássaro finalmente tivesse saído da gaiola e alçado um voo além dos picos das montanhas mais altas. Deus curou-me completamente, louvado seja seu nome.



Jesus quando esteve aqui na terra falou acerca do perdão, ele disse que deveríamos perdoar o nosso próximo até 70 vezes 7, pq afinal ele sabia que na vida seria inevitável não ferirmos ou não sermos feridos pelas pessoas. Infelizmente isso faz parte da vida, mas há casos e casos, existem pessoas dignas do nosso perdão e da volta a convivência, porém acredito que existem outras que devemos perdoar, mas nos afastar pra sempre, isso não significa que não perdoamos de verdade, ao contrário isso chama-se selecionar os amigos e pessoas que amamos.

O perdão ao próximo é o elemento principal de uma das orações mais conhecidas do Cristianismo:
Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos aos que nos têm ofendido.”

Uma pessoa em paz com Deus, com o mundo e com as pessoas, bem sabe que estas não são palavras vazias a serem proferidas num ritual antes de dormir. São antes, um ingrediente imprescindível para os que aspiram à salvação, que queiram realmente ser perdoadas por Deus e queiram viver uma vida de paz e harmonia desfrutando da sua maravilhosa graça. Amém!



Edhy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.