domingo, novembro 13, 2016

Movimento SOLIDARIZAR-SE - Use seu dom!



O Papel do cidadão e sua responsabilidade Social

Vivemos tempos difíceis para a humanidade, qualquer um sabe que a globalização fez com que os fatos ocorridos na China afetem todos os lugares inclusive o Brasil. As eleições presidências dos Estados Unidos são um exemplo claro que a vida dos nossos países vizinhos podem sim beneficiar ou prejudicar a nossa.  Parece que o mundo gira numa eterna roda gigante, só que essa não é uma roda, mas sim uma bola de neve e vai crescendo e crescendo até levar á todos montanha abaixo.


Atualmente as sociedades são cada vez mais multiculturais e diversificadas. Tudo está interligado, o colorido das diferenças das raças, a pluralidade das pessoas, as peculiaridades das comunidades, enfim parece que tudo converge para o desenvolvimento de uma atitude de compreensão mais empática pelo outro, qualquer que seja o seu credo, a sua cor, a sua opção sexual, a sua nacionalidade, o seu nível de escolaridade ou o seu status social. Será isso mesmo produção?

Não, infelizmente não, estamos bem longe disso, conseguir unir pessoas em prol de um mesmo propósito se constitui um gigantesco desafio. Porque as diferenças se revelam e se sobrepõem nas problemáticas urbanas das superpopulações, gerada pelo êxodo das localidades rurais para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida. Porém a realidade para muitas pessoas são cruéis, para arranjar um emprego precisa ser qualificado, a habitação é outra área bastante afetada, por isso tantas favelas. Existe uma desigualdade de oportunidades e o acréscimo da violência, da pobreza, da (des)educação e da desordem política e social. A cada dia aumentam os desfavorecidos, os dependentes e os delinquentes, os homicídios e suicídios, os amargurados da alma, os deprimidos e oprimidos pelos problemas da vida...

E para nós ditos “cidadãos e cidadãs de bem” cresce cada vez mais o desafio. A todos os que se encontram em “situação de olhar com olhos e de ver e sentir com o coração”, que se dispõem a estender uma mão sem considerar o que vai trazer no regresso, que pensam que têm uma palavra a dizer, coloca-se uma escolha: “a escolha de agir”. O cidadão do século XXI tem uma decisão a tomar e uma ação a fazer: ou ele se engaja na mobilização social para ajudar ao próximo e tentar diminuir a marcha da marginalização ou ele é engolido pelo sistema brutal da desumanização onde pensa e vive apenas por si mesmo. Vemos recentemente o caso da atriz global Alexia Dechamps que escandalizou o país em uma declaração racista com os nordestinos dizendo que pagava o “Bolsa Família do Nordeste”.  É tão fácil para todos nós nos indignarmos com essa atitude, mas será que no fundo não somos como ela? O que nos diferencia desse pensamento narcisista, de que primeiro venha o teu reino sobre nós e aos “pobres” darei as sobras, as esmolas, as migalhas e isso se sobrar né... Sejamos mais sinceros em nossas ações e menos hipócritas, pois eu e você jamais seremos capazes de “dar o melhor” que temos, que compramos ou recebemos a estranhos.

Todos nós podemos pensar dessa forma: a vida é assim mesmo, cada um que faça por si mesmo, eu estudei, trabalhei, lutei e luto todo dia para conquistar as minhas coisas. A responsabilidade não é minha, é de Deus, é dos políticos, é das igrejas, é do Pastor é do Papa, menos minha, já faço muito, pago meus impostos, trabalho para manter minha estabilidade financeira e o resto que se vire. Com certeza todos citados tem suas responsabilidades, esse pensamento não é de todo incorreto, longe de mim prejulgar sua forma de ser, pensar e agir. Mas eu penso diferente, talvez por ser nascida em lar cristão, com fortes valores morais e com meu caráter sendo firmado na imagem de um JESUS que sempre amava e ajudava a todos e de um DEUS eternamente bom, que sempre está abençoando a todos indiscriminadamente. Pode ser que nós ocidentes que fomos criados acreditando e vivendo o cristianismo sejamos mais tocados pelas desgraças alheias. Enfim, a religião não define seu caráter e sua vontade de ser solidário, mas contribui para fortalecer bons sentimentos como amar ao próximo e se compadecer de seus males.

A Igreja, o Estado, a Família e a sociedade em geral, cada uma tem sua parcela de conivência, de culpa, de responsabilidade. Eu não sei “VOCÊ”, mas “EU” não vou ficar de braços cruzados esperando a atitude dos outros. Não vou ficar só olhando na TV O TELETON do SBT, ou o CRIANÇA ESPERANÇA da Globo, ou os apresentadores de Programas como Luciano Hulk, Eliana, Celso Portiolli, Geraldo, Rodrigo Faro e outros fazendo de vez em quando uma obra social ajudando aos menos favorecidos. Parabéns a eles, a iniciativa deles é louvável e digna de todos os aplausos, queríamos mais programas assim com certeza.  Não vou esperar que as igrejas façam suas campanhas solidárias pois na maioria das vezes só se preocupam em ajudar os seus, poucas igrejas trabalham o social. Não vou esperar que os políticos ajudem os menos favorecidos em época política em troca de seus votos. Não vou esperar os programas do governo como o Bolsa Família pois são ações pífias diante da calamidade da falta de tudo.

Sobre isso, tenho uma palavra a dizer.
O papel social do cidadão vai além de trabalhar e pagar seus impostos, de contribuir em campanhas solidárias na TV, de votar nas eleições e de frequentar uma igreja seja ela qual for. Somos formadores e disseminadores de opiniões, de valores éticos e morais. A nossa responsabilidade social é tão vasta e tão pequena e parte muitas vezes de um simples gesto de gentileza, de um sorriso, de um abraço, de bom dia, de um com licença, de um, por favor, de um seja bem-vindo. Não, não precisa você construir orfanatos, escolas, entregar todo seu dinheiro aos pobres, ficar nu e dar todas as suas roupas ao desabrigados ou levar para sua casa os sem teto. Não é disso exatamente que estou falando, mas sim de uma atitude de verdadeira compaixão e amor ao próximo. Se vc não pode ajudar a 100 ajude a 10, se não pode ajudar a 10 ajude a 01, mas faça-o de forma que sua ajuda seja algo de valor não somente financeiro, mas emocional, que aquela pessoa não seja humilhada porque tem menos que você, mas que seja valorizada a buscar e lutar por uma situação melhor.

Vamos experimentar fazer essa ação? Convido a todos vocês a fazerem parte do “MOVIMENTO SOLIDARIZAR-SE”. Use seu dom, haja com o coração, não espere nada em troca, apenas ajude. Você gosta de cozinhar? Escolha um dia, faça o melhor almoço e dê a um morador de rua. Você adora fazer compras? Compre uma roupa nova e presentei uma criança pobre. Você ama sorrir, compre um buquê de flores e entregue a mulher que limpa o banheiro público. Você pode fazer tantas coisas para ajudar a mudar o dia de alguém. Seja criativo, use seu dom, seja vc um artista ou um professor, um músico ou médico, uma manicure ou pedreiro, pense bem, tem algo ai dentro de vc que ao ser compartilhado com o mundo trará grandes benefícios a quem o recebe.  

Não sei qual é o seu “DOM”, talvez você também não saiba, mas descubra logo e corra venha aderir a nossa campanha... rsrsrs... O meu dom é “ENSINAR” eu sou Professora, tem tantas coisas que posso fazer utilizando minhas habilidades. Posso ensinar um idoso a ler, posso dar um livro para uma criança e ler com ela, posso ajudar um deficiente ou idoso na fila do banco, posso fazer cartões de natal e entregar aos moradores de rua, claro junto com algo para comer, rsrsrs...

Na Bíblia diz posso todas as coisas naquele que me fortalece (Jesus).

Eu sou movida pelo AMOR DE DEUS, através do meu melhor amigo JESUS. O que move o seu mundo é aquilo que te move. Não fique passivamente olhando o mundo girar, o tempo passar e a vida se acabar, movimente-se, seja um integrante ativo do “MOVIMENTO SOLIDARIZAR-SE”. Use seu dom, para ajudar aos outros e seja abençoado por Deus. O que te levaria a aderir essa mobilização? Amor ao próximo? Simples atitude de cidadania? Sentimentos de culpa por ter tanto e outros não ter nada? Sei lá, deve existir algo que tire vc dai do canto que vc estar e o faço refletir sobre tudo isso que temos falado e o faça agir na direção certa, na busca de AJUDAR alguém. Sua mão direita tem 05 dedos, vc pode usá-la para fazer o bem, cada um dos seus dedos representa uma atitude a ser tomada. Significado da mãozinha e seus  cinco dedos.


    1.          AÇÃO
    2.          COMPARTILHAR
    3.          UNIR
    4.          DOAR
    5.          CUIDAR





Isso é o que move nossas ações é o que move o “MOVIMENTO SOLIDARIZAR-SE”. Use seu dom que Deus te deu, use o que aprendeu, use suas habilidades, use suas mãos para ajudar outras mãos, movimente-se! Esse trabalho não é vinculado a igrejas, religiões, embora eu seja evangélica, é um movimento social, eu e você podemos fazer a nossa parte como cidadãos brasileiros. Vamos lá galera, conto com vocês, ajudem, divulguem, façam parte desse movimento do bem. Obrigada a todos que tiraram um tempinho para ler este texto. Pra quem irá aderir, mande fotos, envie relatos, queremos divulgar suas ações para contagiar outros a também o fazerem. Super Abraço!

Com amor Edhyleusa Bernardo
#VemCooperar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.