terça-feira, novembro 08, 2016

A igreja é construída para quem? Para os salvos ou para os perdidos?


Nunca em nossa história vimos tantas igrejas, tantas denominações, tantos pastores, tantos missionários, tantos cantores, tantos grupos e mais grupos de pessoas trabalhando em prol da obra do Senhor Jesus. A igreja contemporânea não é mais aquela igreja de bairro, com os bancos de madeiras, um púlpito simples, sem microfone, os irmãos cantavam no gogó mesmo e o único instrumento musical era um violão desafinado. Nessa igreja nós crescemos vendo no rosto dos irmãos o verdadeiro sentido do que é servir a Deus por amor, por uma escolha onde havia um verdadeiro encontro com Deus e não simplesmente por modismo. Lá em nossa igreja entravam todos, desde o mais humilda ser humano até o mais poderoso homem da cidade.


Nós íamos juntos para a igreja, juntávamos a turma toda do bairro, era uma espécie de cortejo de fé rumo àquela igrejinha branca de janelas azuis, com piso de cimento batido, sem sequer um ventilador e se chovesse era goteira pra todo lado. Mas lá nessa igrejinha o fogo do Espírito Santo aquecia nossa alma, os louvores eram atos de adoração real, as lágrimas expressavam nossa intimidade com Deus. Quando saíamos da igreja em nossas faces expressávamos o amor que havíamos recebido de Jesus, nossos sorrisos eram puros, nossas almas estavam saciadas de amor e paz. Havia mais intimidade com Deus e com os irmãos, o aperto de mão era forte quando nos encontrávamos e nos cumprimentávamos dizendo: “A paz do Senhor”. Uma geração inteira livre, unida no mesmo propósito e imensamente feliz por servir a Deus com todo coração em qualquer lugar.

Hoje está tudo tão diferente, o “modelo de igreja” está quase irreconhecível, temos Mega templos, as igrejas são climatizadas, os bancos estofados, o teto forrado, luzes de neon, púlpito de mármore, cortinas de ceda, Datashow, equipamento de som com tecnologia de última geração, o piso brilhando com o melhor azulejo, portas de vidros e altos muros mantendo o local com toda a segurança o local, mas as pessoas estão tão distantes uma da outra, parece que frieza espiritual e falta de amor ao próximo é algo natural nessa nova igreja, pois o lema é cada um por si e Deus por todos. Ninguém percebe a falta do irmão, não há mais sorrisos sinceros e interseções pelos irmãos, só olhamos para o irmão no máximo para ver se ele ou ela está  vestindo a última moda.  As panelinhas viraram grupos de WhatsApp ou curtidas  no Facebook ou Instagram. Redes sociais são mais importantes que cultos ao ar livre na casa dos irmãos, as visitas domiciliares viraram coisa ultrapassadas, salve as igrejas que trabalham em células, no mais os irmãos só se vêem na igreja e olhe lá viu...

A igreja era pequeninha, né o pastor precisava modernizar a igreja, juntou o povo, arrecadou dinheiro com os irmãos, fez rifas, jantares, ofertas alçadas, shows e etc...etc... Tudo para erguer o Mega Templo, lá caberiam multidões, centenas, milhares, todos teriam acesso a  “Casa de Deus”... Mas quando o Mega Templo foi concluído e inaugurado com o show de um Super Astro Pop evangélico do momento, percebeu-se que lá nessa igreja enorme e moderna só frequentavam a elite da cidade, os que se vestissem a rigor, os que eram fãs de carteirinha do sistema implantado pela denominação X ou Y...

O lema da "nova igreja" era que haveria mais lugares para todos na igreja, todos entrevam, porém menos o pobre mal vestido, o mendigo seminu, a mulher prostituta destruidora de lares, o bêbado com mal cheiro, o drogado tatuado e perigoso, o gay espalhafatoso, o negro ladrão e o cara  só de bermuda e chinelo, todos esses eram barrados na entrada, haviam homens fortes, engravatados na porta da frente e só deixavam passar os seus iguais, estavam só seguindo o protocolo,  era ordens do pastor, afinal a igreja era para os que haviam construído aquele lugar, para quem contribuiu, participou e trabalhou em prol daquela obra. A igreja era para os que estavam salvos, era o clubinho do Bolinha e da Luluzinha, não, não era para qualquer um e ponto final. 

Perdão, mas não consigo aceitar isso como o “Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo”, tem algo errado ai, tem algo de podre no “reino evangélico”, é inimaginável uma igreja seletiva, ei a igreja de Jesus é por todos e para todos!! Isso é revoltante, mas no fundo sabe queridos, eu acho que eu estou errada, talvez, eles estejam mesmo certos, eu posso está exagerando, é difícil pra mim que nasci no século XX e hoje estou vivendo no século XXI. Talvez seja a mudança rápida nessa passagem de séculos por isso está tudo tão confuso né. Não, não é a minha idade, não sou nem sexagenária ainda (kkkkk), na verdade estou bem longe disso, meus amados. Não me levem a mal, mas não me parece que esses supostos templos sejam para acolher os necessitados ou resgatar as almas perdidas, pois parecem mais clubes elitizados não estou generalizando, sei que existem igrejas grandes que fazem um trabalho evangelístico baseado no verdadeiro amor de Jesus, assim como existem igrejas pequenas vivendo essa mesma realidade, afinal não é o tamanho da igreja que dimensiona suas ações, e sim o amor a Deus e ao próximo que seus membros sentem. Por isso amados, acredito que todos aqui entenderam qual é o X da questão, qual é o ponto relevante nessa questão.  Jesus falou um certeza vez:


E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
Marcos 2:17

É talvez a igreja tenha só evoluído, mas não compreendo, evoluiu pra onde? Evoluiu pra quem? Quando Jesus esteve aqui na terra por pouco mais de 33 anos, ele viveu intensamente para todos aqueles que eram rejeitados pelo sistema em vigor, naquele tempo o que entendemos hoje por igreja era para uma elite específica e Jesus morreu lutando contra tudo isso. Nunca em momento algum Jesus sentou-se a mesa dos Fariseus, do Sacerdote ou do Sumo Sacerdote para trocar figurinhas, ao contrário Jesus sempre que teve oportunidade deixava bem claro que pensava daquela raça de víboras. Jesus amou e cuidou foi dos pobres, dos aleijados, ele se compadeceu da mulher adúltera, ele prometeu ao ladrão na cruz o paraíso, ele amou as almas perdidas onde quer as mesmas estivessem. Jesus amou e salvou a Zaquel o corrupto cobrador de imposto, Ele se tornou amigo íntimo de pescadores fedorentos, Ele ressuscitou  a Lázaro um cadáver apodrecido, Ele curou leprosos, cegos, impuros e amaldiçoados como a mulher do fluxo de sangue. Jesus amou os sem “perfumes chicks e roupas de marca”, ele não simpatizava muito com a elite, seu lugar favorito eram as montanhas e vilas da cidade, ele amou estar com o povão, ouvindo-os, ajudando-os, curando-os, libertando-os e salvando-os. Na Bíblia está escrito:

Mateus 18:11
Porque o Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.

João 3:17
Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.

Eu fico pensando será que se Jesus vivesse em nosso tempo hoje ele rejeitaria tocar em um drogado e ajuda-lo? Será que ele viraria as costas pra um gay desvirtuado? Será que Jesus fecharia os olhos e correria da prostituta da esquina? Acredito que o meu meigo e amado Jesus amaria a todos, ele cuidaria de todos pessoalmente pois a Bíblia nos prova que ele ama a todos incondicionalmente. Faço minhas as palavras do Apóstolo:

1 Timóteo 1:15
Esta declaração é fiel e digna de plena aceitação: Cristo Jesus veio ao 
mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 

Espero e oro sinceramente para que as igrejas voltem a viver o verdadeiro sentido do evangelho amando e cuidando do próximo, levando o IDE de Jesus a todos que necessitam, sem fazer acepção de pessoas, mas todos juntos unificados no mesmo propósito de Deus que é amar e salvar a todos das trevas e do pecado. Que Deus venha abrir os nossos olhos, abrandar os nosso corações e possamos realmente amar ao próximo como a nós mesmo! Que Deus tenha misericórdia de nós! Amém!

By Edhy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.