sexta-feira, setembro 11, 2015

Lo Debar não é mais o meu lugar!


Há alguns anos atrás quando eu estava em um processo de tribulações e sofrimentos que abatiam meu ser e me deixavam sem esperanças, ouvi a canção “Tempo Favorável” do Ministério Sarando A Terra Ferida. Foi um momento tão maravilhoso, era como se Deus estivesse soprando cada palavra daquela canção em meus ouvidos. Eu me sentia amada, cuidada e fortalecida na fé. Naquele tempo eu tinha plena convicção que vivia em Lo Debar na terra da dor, esquecimento e solidão, mas a luz divina havia brilhado sobre minha vida mostrando um novo rumo, me levando para longe de tudo aquilo que me fazia mal. Lembro-me que meu coração queimava de alegria com a certeza que Deus estava tirando daquela terra sem vida, para levar-me a um oásis de bênçãos. Mas isso tem sido um longo processo, uma longa viagem na qual eu ainda não cheguei ao fim...

Nesse tempo que tenho passado em Lo Debar, muitas vezes fui exposta a sentimentos, emoções e situações que geraram feridas profundas em minha alma e acabaram por influenciar minhas atitudes, a forma tenho me relacionado com outras pessoas e até mesmo minha condição de vida. Não tem sido fácil, parece que caminhei dois passos para frente ontem e hoje voltei dez. Tenho vivido numa constante montanha russa, entre erros e acertos, altos e baixos, momentos de alegria e momentos de dor.

Vc pode está se perguntando, mas afinal o que significa essa história de Lo Debar e tudo mais?

A Bíblia narra em I Samuel, à história de dois grandes amigos Davi e Jonatas. Em I Sm 18:1-4,  vemos o estabelecimento de um pacto de amor entre Jonatas, filho do rei Saul e príncipe herdeiro do trono, e Davi, ungido por Deus para ser o próximo rei de Israel. No capítulo 31:2 vemos a morte de Jonatas e, em II Samuel 1:26 vemos Davi chorando a morte de Jonatas. Em II Samuel 4:4 somos apresentados a Mefibosete, filho de Jonatas que, aos cinco anos de idade, tornou-se aleijado devido a uma queda quando sua ama saiu às pressas, após receber a notícia da morte de Saul e Jonatas. O interessante na trágica historia de Mefibosete, é que a pessoa que quebrou os pês dele não foi um inimigo e sim a pessoa que queria protege-lo.  Isso me fez refletir em algo que vem ocorrendo em muitas igrejas, muitas vezes ficamos paraplégicos de sonhos, temos a nossa fé aleijada, somos atingidos por desgraças, por conta de pessoas que sentam sempre ao nosso lado, que tentam nos ajudar e muitas vezes dizem que só querem nos proteger, mas no final acabam nos destruindo tanto emocionalmente quanto espiritualmente.

Mas voltemos à narrativa Bíblica, esse menino, neto do rei Raul, filho do príncipe herdeiro do trono Jonatas, estaria destinado à sucessão do trono de Israel, caso seu pai não tivesse morrido. Infelizmente tudo mudara, ele tinha um destino glorioso a sua frente, havia nascido em uma família real, mas agora era só um aleijado, já não teria mais o direito de pleitear ao trono. Esse infeliz menino não teve uma infância normal. Não correu com as outras crianças, não teve o amor e o amparo de um pai ou de uma mãe. Foi levado a Lo Debar, e lá ficou levando uma vida medíocre e miserável. Já não possuía mais a riqueza de Saul e Jonatas. Vivia no mais completo esquecimento, na obscuridade, vivia em desprezado e esquecido em Lo Debar.

Mas Deus é misericordioso, para Ele sempre há um tempo determinado para mudar tudo. E muitos anos depois, Davi lembrou-se daquela aliança com Jonatas e procurou saber se havia algum descendente vivo, para que pudesse usar de bondade para com ele (II Samuel 9:1-13). Falaram-lhe sobre Mefibosete. Imediatamente, pediu que o trouxessem à sua presença. Mefibosete apresenta-se como “um cão morto”. Aqui vemos a auto-estima de um homem que não tinha mais perspectiva alguma na vida. Um cão morto. Nem se considerava mais gente. Simplesmente um cão morto.

Naquele momento, por amor a Jonatas, Davi lhe restitui tudo que pertencia à sua família, ao seu pai e ao seu avô. Davi também determina que, daquele dia em diante, ele comeria todos os dias à sua mesa e seria tratado como um de seus próprios filhos. De cão morto em Lo Debar a filho do rei em Jerusalém. E Deus o honrou, retirando-o da invisibilidade tornando-o visto por todos, sentado à mesa do rei Davi. Deus usou ao rei para mostrar a Mefibosete que ele não estava perdido para sempre, que havia esperança, que havia um dia de vitória, e esse dia chegou na vida daquele homem.

É assim que Deus nos mostra seu amor. Por amor a nos, Ele enviou seu filho Jesus, que morreu por nossos pecados, Deus nos chama lá de Lo Debar. Deus nos tira daquele mundinho que criamos para nos escondermos das circunstâncias adversas da vida. Muitas vezes mergulhamos na murmuração, pois não vemos saída e acabamos nos acostumando à miséria, a autocomiseração, a mediocridade, a inércia, ao medo, a frustração, falta de perspectiva, as dores e perdas da vida. E assim vivemos uma vida sem sentido, sendo levados pela correnteza, achando que Deus nos esqueceu..

Mas hoje amigo(a), Deus nos chama de Lo Debar para o seu palácio real, onde por amor a nós, Ele entregou seu filho para morrer em nosso lugar. Deus nos oferece hoje sua mesa para que dela comamos todos os dias, em sua presença. Na mesa do rei está todo o suprimento que necessitamos. E está lá, à nossa disposição. Somos tratados como filhos e já não temos mais nada a ver com Lo Debar. A única coisa que temos que fazer é comer da mesa do rei. Alimentarmo-nos da sua Palavra, em sua presença, todos os dias de nossas vidas, louvando e honrando ao Rei Jesus! Eu me incluo nesta lista pq ainda hoje me sinto fraca, desprezível, vejo-me sendo a cada dia prisioneira de Lo Debar...

Mas em nome de Jesus eu CREIO que nesse momento, tudo o que vivemos em Lo Debar já não conta mais. Haverá um tempo favorável para nós eu CREIO que ainda viverei esse tempo. Creio que ainda sentirei meu ser transbordando nas águas do Espírito, vivenciando a paz, graça e amor de Deus em todos os aspectos de minha vida. Deixe Lo Debar para trás e nunca mais retorne para lá, você não precisa mais disso. Jesus já pagou o preço, já sofreu em nosso lugar, para que agora tenhamos acesso ao trono do Pai. Nós somos filhos e filhas do Rei Jesus!! Obrigada por tudo Senhor meu Deus amado!! Te louvo por graça e misericórdia!!! Tu disseste Deus que me honraria, que enxugaria minhas lágrimas, cá estou, a espera do teu milagre!!! Que seja feito a tua vontade em minha vida!! Amém!!!

Abaixo segue a canção que inspirou este post.
Graça e paz a todos!!

By Edhy  



“Tempo Favorável”
 Ministério Sarando A Terra Ferida


Já não posso mais suportar
lo-debar não é o meu lugar
já não posso mais resistir viver
à beira do caminho
eu vejo as águas se agitarem
mas não há alguém
pra me estender as mãos
o meu destino não é perecer
não fui sentenciado a morrer
Deus me fez promessas


Eis-me aqui Senhor, muda minha sorte
enxugue as lágrimas que os dias maus
fizeram rolar
Eis-me aqui, Senhor
ouça o meu clamor 
dá-me teu bálsamo
e faz-me crer que ainda vou viver
um tempo favorável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.