sábado, fevereiro 23, 2013

Caráter Cristão



Definição de caráter:
Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é definido por: “qualidade inerente a uma pessoa, animal ou coisa; o que os distingue de outra pessoa, animal ou coisa; o conjunto dos traços particulares, o modo de ser de um indivíduo, ou de um grupo; índole, natureza, temperamento”. O significado literal do termo grego charaktēr é “estampa”, “impressão”, “gravação”, “sinal”, “marca” ou “reprodução exata”. Caráter é algo que vai sendo formado e impresso com o tempo em nosso interior, uma verdadeira marca. O caráter de cada qual não é formado do dia para noite. É um processo gradual que está relacionado a um amplo conjunto de fatores que influenciam na formação de cada um. Meios como TV, internet, família, religião, infância, desprazeres, decepções, alegrias, enfim uma gama variada de fatores influência na formação do caráter de cada indivíduo. Desde o berço.
O caráter cristão – formação, influências e virtudes
Assim como o caráter de cada indivíduo é formado desde o berço, nosso caráter cristão também passa a ser moldado desde o primeiro passo de nossa caminhada com Cristo (Jo 1.12; 3.3). Os valores do Reino de Deus passam a ser impressos em nós, para que verdadeiramente possamos ser seguidores de Jesus Cristo genuinamente. Deus usa de muitos meios e formas para que o caráter de seus filhos seja formado, mas sem dúvida alguma, o principal fator de influência é o agir da Palavra dEle na vida de cada um, bem como o consolo e direção que o Espírito Santo dá aos Seus (Ef 1.13). Afinal, o que pode ser considerado como um caráter cristão? Podemos relacionar alguns pontos, que evidentemente, não serão os únicos:


1) Não se trata apenas de bons valores morais | Apesar do cristianismo carregar implicitamente um forte viés moral – pois a Bíblia nos dá parâmetros morais – o caráter cristão não está repousando apenas sobre o fato de ser “bom”. A boa moral está contida, mas de modo algum é o todo. Cada um de nós pode dar exemplos de pessoas que confessam ser cristãs, mas que não são bons exemplos de conduta digna, bem como pessoas não-cristãs que são cidadãos de bem.

2) O cristão genuinamente bíblico admite suas falhas | Cada um de nós, sem exceção, é um pecador (Rm 3.23). Todos temos o pecado dentro de nós, e isso produz limitações e conseqüentemente falhas. A virtude do cristão de caráter é ser transparente, é ter dignidade suficiente para admitir que é limitado e que depende completamente da misericórdia e graça do Senhor.

3) O caráter moldado cria controle | Quando nosso caráter entra em fase de maturidade, conseguiremos controlar situações que de algum modo podem manchar a marca de Jesus em nós, afetando nosso testemunho cristão. Neste ponto de plenitude, não haverá espaço para amargura, ira, discórdia, egoísmo, arrogância, discussões, facções. Apesar de – eventualmente – tais coisas ocorrerem, precisam ser enfrentadas e enfraquecidas. Nosso ser por completo, mente, atitude, palavras, precisa ser um meio de culto e adoração permanente (Mc 12.30; Gl 5.22).

Fonte: http://www.pulpitocristao.com/2011/10/o-carater-cristao/
( se quiser saber mais leia o texto na íntegra, eu recomendo é muito edificante).


******Momento de refletir sobre o assunto*****
    Este louvor da dupla Alex e Alex é um verdadeiro espelho onde podemos parar e refletir sobre nossas atitudes e ver se nosso caráter é mesmo condizente com a nossa vida cristã. Quantos de nós em algum momento de nossas vidas passamos a viver num constante baile de máscaras, mentindo, enganando e sendo enganados e vivendo uma farsa cristã? ( me incluo nessa lista amados porque também tenho minhas imperfeições).
    Mas Deus diz nesse momento: é tempo de arrependimento, de reconhecermos que nosso caráter precisa ser transformado e moldado pelo Senhor. O caráter de Jacó era ruim, ele era mentiroso, usurpador e enganador, vivia de forma que não agradava a Deus mesmo sendo ele filho de Isaque e neto de Abraão. Ele cresceu num lar cristão, suas raízes estavam baseadas em dois grandes homens de bom caráter e vida de fidelidade e comunhão com Deus, mas mesmo assim ele tinha um péssimo caráter. No dia que ele teve um verdadeiro encontro com Deus seu caráter foi transformado e ele passou de usurpador (Jacó) para Príncipe de Deus (Israel) assim como conta a narrativa bíblica em Gn do capítulo 25 ao 33. 
    Ao ouvir essa canção também vi minha imagem refletida e prostrei-me ao pés do meu Senhor clamando pela restauração do meu caráter. Obrigada meu Deus por TUDO! Amém

Caráter

Tudo o que eu quero ser
É um crente de verdade
Tudo que eu preciso ter
Na minha mente o teu caráter
Do que adianta ter os palcos
Se eu não te tenho no meu quarto?
Do que adianta os holofotes
Se a tua luz não brilha em mim?
Do que vale o dinheiro
Um império, o mundo inteiro
Se eu não tenho tua presença aqui?
Eu aprendi que o meu sucesso
Está guardado em ti
Eu aprendi que sem verdade
Eu não posso seguir
Eu não sou feito de mentiras,
Uma farsa, um baile de máscaras
Eu sou tua igreja e tu és tudo pra mim.
Eu aprendi que de aparências eu não posso viver
Eu aprendi que sou o palco e a estrela é você.
Então quebrei os pedestais do que eu fui não mais serei
Pra me derramar e me entregar, eu aprendi...
Não sou fantoche do sistema
Caricatura de um dilema
Eu sou a imagem do meu senhor
A cruz é o que define quem eu sou

**************************
(Louvor enviado pelo meu amigão Emiliano Pontes)

By Eddy SB Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.