segunda-feira, janeiro 02, 2017

Vencendo a tentação!


Segundo o livro Mateus 26:36 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”


Quando a gente faz alguma coisa errada dificilmente conseguimos assumir a nossa própria culpa, sempre tentamos empurrá-la para alguém. É natural querermos escapar da responsabilidade dos erros e de suas consequências, isso vem desde o tempo de Adão e Eva. A história de Adão e Eva traz um princípio humano que faz todo sentido, de tudo que estava por vir. Deus avisou das consequências da desobediência, porém, ainda assim, houve a desobediência. Deus criou Adão e Eva seres humanos capazes de tudo, dotado com inteligência e habilidades, adultos formados eles só não tinham até então pecado,  mas sabemos o que a ganância, a cobiça, ou o desejo podem fazer, temos vários  exemplos disso no nosso cotidiano. 

Gênesis 3: versículo2 ao v.6
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 

Eva não pensou em perguntar-se como uma criatura inferior poderia saber mais que Deus!  Ela foi crédula o bastante para crer que pudesse ser como Deus, apenas por comer do fruto proibido.  Então, quando ela percebeu que a árvore era boa como fonte de alimento (a concupiscência da carne), que era agradável aos olhos (a concupiscência dos olhos) e a tornaria sábia, a tentação se mostrou irresistível.  Com essa artimanha de planejar algo para enganá-la, o tentador conseguiu seduzi-la.

Biblicamente percebemos que a mudança no mundo veio aos poucos, à medida que o tempo passava e o homem se contaminava cada vez mais, a aflição no mundo é intrínseca ao próprio comportamento humano, é causa e efeito de nossas ações. O que quero trazer para nossa reflexão aqui é a questão da “tentação” que o inimigo com sua astúcia sempre irá colocar em nossa caminhada cristã, ele sabe a maneira certa de nos abordar, pois conhece as nossas fraquezas. Com Eva o inimigo plantou a semente do mal conseguindo fazê-la pecar enganando-a com frutos apetitosos e assim levou Adão ao mesmo pecado, pois ele preferiu obedecer a esposa a obedecer a Deus.

Na narrativa bíblica vemos diversos exemplos de pessoas que ao serem “tentadas” pelo inimigo caíram na cilada e outras que resistiram firmes na fé. Vamos aos exemplos: o jovem Sansão foi tentado e caiu e não foi questão do “sexo”, ele cometeu diversos pecados em sequencia até culminar na sua derrota espiritual; o jovem José do Egito também foi tentado pela mesma situação “sexo”, mas venceu pq ele tinha uma vida pautada no propósito de servir a Deus onde estivesse.  Vamos analisar primeiro a história de sanção:

A história de Sansão
Sansão desce a Tinnate e casa com uma estranha, depois mata um leão e ao voltar toca no cadáver, depois bebe vinho, se mostra um mulherengo assanhado, ele luta sempre por seus interesses e nunca pelo interesse de Israel, depois se apaixonou por uma prostituta que descobre com astúcia o seu segredo, então Sansão é preso pelos Filisteus, virando um palhaço, uma chacota, tendo seus olhos furados. Sansão brincou com o pecado, e no caso dele seu pecado foi o sexo, não controlava seu próprio corpo, terminou morto junto com seus inimigos, triste recompensa. ( Jz 13: 3- 7)

Eis aqui um homem que brincou muito com o pecado, ele podia ter voltado atrás, mas cada dia mais se afundava, cada vez mais, pois um abismo chama outro abismo, e Sansão mesmo sendo um escolhido de Deus, Nazireu, brincou com o pior.

Sansão recebeu as seguintes instruções:
• Não beber vinho ou bebida forte;
• Nem comas comida imunda;
• Nem rasparás o cabelo.

Mas ele fez exatamente tudo ao contrário, cometendo uma sequencia de pecados que o levaram a morte, tendo um fim trágico. Sansão não estava só nessa caminhada, ele tinha seus pais ao seu lado dando exemplos e o ensinando, tinha uma vida razoavelmente boa, sem muitos problemas, ele não podia dizer que pecou por conta disso ou daquilo, ele pecou pq quis pecar, pq gostou do pecado e pronto. Não existem meios tons de culpa, é preto no branco, pecou tem que pagar o preço e viver as suas consequências.

Deus nos adverte:
1 Pedro 5:8-9 “ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” Satanás tentará levar você ao pecado (mentira, promiscuidade, corrupção, roubar, matar, enganar e outras, claro que algumas vezes não é satanás o culpado e sim deixamos a carne nos dominar, através do orgulho, soberba, pois quando estamos crescendo espiritualmente podemos cair numa cilada de achar que somos nós que fizemos tudo.

A Palavra de Deus diz:
 Tiago 4: 6-10 “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Sabemos que o inimigo é astuto e ele usa pessoas para fazer com que caímos e quando caímos pecamos e o Espírito de Deus na habita onde há o pecado, neste momento devemos fazer o que a palavra no livro de Tiago dita acima. Quando reconhecemos as nossas fraquezas Deus irá nos levantar novamente.

Nos dias de hoje, muitos tem se tornado palhaços nas mãos de Satanás. Temos que tomar cuidado, pois, quando o Espírito de Deus se afasta de nossas vidas, o pecado tem lugar para nos dominar, e dele nos tornamos escravos. Se formos desobedientes ao Senhor quebrando as alianças e pactos estabelecidos através da sua Santa Palavra poderemos até se nos salvar como que pelo fogo, mas a exemplo de Sansão poderemos perder a oportunidade de gozar os benefícios desta vida; e mesmo que as adversidades sejam vencidas, contudo a nossa vida poderá ser ceifada precocemente. Que Deus nos ajude a se desviar de tais armadilhas do Diabo e ficarmos firmes na presença de Deus!

Vamos analisar agora a história José:
Foi isso o que o jovem José fez, ele foi cauteloso, obediente e zeloso com os ensinamentos que recebeu de seu pai Jacó, escolhendo obedecer a Deus pagando o preço por sua fé.

Gênesis 39: José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do Rei, o colocou como serviçal em sua própria casa administrando seus bens. José conseguiu se sobressair e tudo quando fazia prosperava porque o Senhor era com ele. Mas não tardou muito veio a primeira tentação, na Bíblia diz que:

José era atraente e de boa aparência, e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiça e o convidou: -- Venha, deite-se comigo! (8-9) Mas ele se recusou e lhe disse: -- Meu Senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.  Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?

....(10) Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. (11-12) Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convida: -- Vamos, deite-se comigo! Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. (13-15) Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão, (14) chamou os empregados e lhes disse: -- Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei. Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa. (16) Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse à casa. (17) Então repetiu a história: -- Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar. (18) Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu.  (19-20a) Quando o seu Senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado. Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. (20b-23) José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo a simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava. Mais tarde José tornou-se governador do Egito conforme os propósitos de Deus para sua vida e para com seu povo de Israel.

José foi um homem cuja vida foi virada pelo avesso varias vezes. Ele saiu de um lar seguro, onde era protegido pelo pai, para  um poço, depois a escravidão, a prisão até chegar ao palácio do rei.

Então, quando analisamos as histórias dos dois jovens percebemos que aquele que mais sofreu, que menos ajuda teve foi o que se manteve fiel até o fim. José era quem mais poderia “inventar” desculpas para pecar, estava longe da família, dos ensinamentos de Deus, de seus usos e costumes, não havia ninguém ali para orientá-lo e aconselhar, ele estava por sua própria conta, mas seu padrão de ética e caráter cristão não foi alterado, sua fidelidade a Deus é irrepreensível.

E quantas das vezes ao pecarmos queremos minimizar nossas culpas insinuando que a “tentação” foi além de nossas forças, que Deus nos abandonou que o teste que ele colocou a nossa frente foi difícil demais que não dava para resistir. Quantas vezes colocamos Deus no tribunal de nossas consciências querendo lhe imputar uma parcela de nossos erros. Temos a velha mania do “se”, pra tudo que fazemos de errado, costumamos dizer: se Deus tivesse evitado isso não teria acontecido, se Deus tivesse me livrado disso não teria ido tão longe, e assim vamos soberbamente com nossa arrogância nos afundando cada vez mais num mar de lama...

Tiago 1:12-15
Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.


Devemos aprender a assumir com humildade e espírito quebrantado as nossas fraquezas, nossos erros e pecados e suplicarmos ao Pai misericórdia clamando por perdão! Que Deus venha nos moldar e ensinar a sermos fieis ao seu propósito santo, que venha no encher até transbordar com sua graça e seu amor. Que sejamos filhos e filhas que tragam a Deus motivos de alegria e orgulho e não de vergonha e dor. Que nosso amado Jesus possa ter nós servos e servas dispostos a pagar o alto preço por nossa fidelidade a ele e não sermos condenados por viver segundo os preceitos do mundo!! Maranata hora vem Senhor Jesus! Amém!

By Edhy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.