segunda-feira, agosto 11, 2014

Pecado: um vício mortal



O vício do pecado nasce com o ser humano ou de alguma forma as “pessoas boas” são levadas ao contato com esse vício por “pessoas más”, que os escravizam e os tornam gradativamente dependentes do pecado?

Claro que todos os vícios são pecados, mas existe também algo que eu definiria como o “vício pelo próprio pecado”. Uma pessoa viciado ao pecado, por mais que tente não consegue se libertar. Pode até se passarem horas, dias ou meses, mas de uma forma ou de outra a pessoa voltam a cair no pecado. Este é um vício terrível que pode destruir por completo não só a vida das pessoas envolvidas, mas também de sua família e até mesmo macular a igreja. Afinal a pessoa que sofre do vício do pecado pode está, indo à igreja normalmente, e pode até viver cantando ou pregando no altar. Sua consciência já está cauterizada pelo pecado, ela não sente mais pesar ou arrependimento pelo pecado, no máximo pode ter um remorso aqui ou acolá e só, pode chorar e prometer que nunca mais fará isso de novo. Mas depois de alguns momentos na primeira oportunidade a pessoa volta a praticar as mesmas coisas erradas.  Nós evangélicos costumamos dizer que o(a) irmão(ã) caiu....

Os acusadores irão logo dizer: Sabe é de nada inocente!! A pessoa simplesmente mergulhou de cabeça, se esbaldou no vício do pecado pq ela não consegue ficar longe desse vício!!

Penso que para algumas pessoas isso é algo compulsivo, para outras é só um meio de descarregarem suas frustrações e tal, enfim existe uma infinidade de “desculpas” para que a pessoa não consiga abandonar para sempre a prática do vício do pecado. 

Mas eu acredito que na verdade existem muitas pessoas que passam por isso, mas não querem sair da igreja indo por ai fazendo tudo que lhes der vontade, pois elas têm um sincero amor a Deus e querem se libertar. Porém é verdade também que existem outras que são iguais a Sansão, adoram brincar com o pecado e curtem uma vida dupla. São o tipo mais perigoso de viciados no pecado. Esse vício torna a pessoa mesquinha, egoísta, mal caráter, mentirosa, traiçoeira, capaz de fazer horrores para manter seu vício. Assim essas pessoas vão adentrando as igrejas feitas mensageiras de satanás buscando a quem possa tragar. Por que não basta para o inimigo ter milhões de pessoas lhe adorando no mundo, o seu objetivo principal é se infiltrar nas igrejas, fazer uma rede de intrigas e aos poucos ir destruindo vidas, roubando sonhos, matando sentimentos bons e afastando o(a) jovem, o homem ou a mulher da presença de Deus. Como diz a Bíblia, esses são lobos em peles de ovelhas, todo cuidado é pouco com esse tipo de gente.

Eu sempre quis entender como alguém pode se torna um viciado pelo pecado. Sou evangélica há muito tempo, desde criança e ao longo da minha vida cristã testemunhei episódios terríveis de vício pelo pecado. Muitas vezes ficava me perguntando: mas como alguém dentro de uma igreja pode ser tão mal, corrupto e pecador? Afinal a igreja é lugar de santos e não de pecadores. Foi isso que me ensinaram desde os 7 anos de idade na escola dominical. Lugar de gente pecadora é da porta pra fora, aqui dentro(igreja) só entra quem for lavado e remido pelo sangue do Cordeiro. 

Confesso que nunca senti paz no meu coração quando via pessoas que caíram no pecado serem ridicularizadas em público sendo “disciplinadas” pelo Pastor diante de toda a igreja. O constrangimento era tão grade que algumas pessoas nunca mais voltavam a pecar com medo de passar por outra humilhação pública. Outras então, de tanto horror nunca mais voltavam à igreja sentindo-se expostas ao ridículo. Mas haviam outras que não tinham o menor pudor e vez ou outra lá estava o Pastor levando-as de novo diante da igreja para outra “disciplina”. Não sei se é pra rir ou pra chorar...

Não quero aqui entrar no mérito da questão sobre ser certo ou errado “disciplinar” o cristão, meu foco é outro. Quero convidar você a entrar na arena junto com esse “pecador verdadeiramente arrependido”. Vejamos a cena, ele sabe que pecou contra Deus e confessa diante de Deus e dos homens. Ali está ele, sob os olhares inclementes dos irmãos da igreja e o gesto acusador do Pastor: você pecou tem que pagar por isso. Imagine a tortura emocional que essa pessoa sofre o escândalo e a humilhação da família. Parece até que estamos ouvindo o povo gritando: crucifica-o, crucifica-o, crucifica-o!

Quero abrir aqui um parêntese para homenagear um homem de Deus, um “verdadeiro Pastor” o irmão Walter Januário, que eu tive a honra e o privilégio de conhece-lo. Ele foi o Pastor que eu menos tempo estive congregada na sua igreja, mas o que aprendi através dele valeram mais que “TUDO” que vivi e aprendi com outros Pastores. Ele não apenas prega a Bíblia, ele vive a Bíblia. Seus ensinamentos foram preciosos pra mim, o exemplo de dignidade, o caráter cristão, o amor que ele tem pelas vidas que cuida é algo me emociona e me faz chorar. Posso afirmar com alegria que ainda existem sim homens que seguem os passos de Jesus, como o Apóstolo Paulo que amava o pobre vil pecador. Como diz a Bíblia:

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11

Não estou dizendo que o Pastor deve aceitar os erros da pessoa, mas deve amá-la e tentar ajudá-la e reconhecer que isso é um processo de desintoxicação, leva tempo, não é mágica e nem tecnologia, é só um ser humano imperfeito tentando se levantar. Pois pode acontecer que mesmo com toda a ajuda necessária a pessoa voltar a cair de novo no vício do pecado. E ai o que podemos fazer? Vamos descartar? Joga fora no lixo? Esse não serve para ser cristão? Jesus nos mandou perdoar ao próximo 70x7, mas nunca encontrei na Bíblia algo que limitasse o amor de Deus, ao contrário na Bíblia diz:

Ef 3:17 e 18 “que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.”

Quero compartilhar aqui uma experiência sobre algo que aprendi com uma série americana que eu gosto muito, Graceland. O protagonista da série é Mike Warren, cidadão e policial exemplar do FBI, que tem como missão descobrir se Paul Briggs é um mal policial que trafica drogas apreendidas pela polícia entre outras coisas. Agora vamos explorar um pouco a vida de Paul Briggs, antes ele era um agente exemplar, um policial modelo de exemplo para todos policiais, uma verdadeira “lenda” no FBI. Em um dos episódios algo interessante veio à tona sobre a vida de um dos policiais envolvidos na trama. O próprio Paul Briggs conta algo sobre seu passado que nos faz parar e refletir, ele conta como se tornou um viciado em heroína. Segundo a trama policial Paul Briggs, foi sequestrado por um Cartel de drogas do México sendo preso numa velha cabana no deserto com os olhos vendados e amarrado a uma cadeira. Todos os dias, porém um homem vinha e injetava nele, uma dose de heroína. E assim foi sucessivamente por dias e dias até torná-lo num viciado que agora implorava pela droga.  Depois de um tempo indefinido ele foi simplesmente solto, e conseguiu voltar para casa. O restante da história só assistindo a série....rsrsrs

Você pode não está entendo onde quero chegar, mas releia acima tudo o que aconteceu, o objetivo do inimigo não foi matar o Agente Federal Paul Briggs, isso seria tão fácil nér, era só meter uma bala na cabeça dele. Mas não, o inimigo queria algo maior, queria corromper seu “EU”, matar seus sonhos e  objetivos destruindo assim sua carreira de policial exemplar, tornando-o num viciado em heroína. O que ele combatia antes agora era o que ele mesmo havia se tornado. Não foi escolha de Paul Briggs, ele nunca quis se tornar num viciado miserável. Ele foi forçado e torturado cruelmente, submetido a uma rigorosa dieta diária de heroína até que seu organismo falasse mais alto que sua profissão, caráter, honra, dignidade.., E enfim ele torna-se um policial corrupto, assassino, mentiroso, traficante, e tudo isso para poder sustentar seu vício. Ele até luta contra, mas tem várias recaídas e assim vai se desenrolando a série...

Faço uma pausa aqui para falar sobre o tema acima proposto, “pecado: um vício mortal”. É exatamente assim que o inimigo de nossas almas (satanás) age no mundo inteiro, destruindo vidas. Ele nos espreita e vive procurando brecha para nos atacar. Como dia a Bíblia:

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 
   1 Pedro 5:8

Assim como na série, na vida real podemos ver o inimigo fazendo suas vítimas. O diabo é um agente espião muito perigoso e sagaz. Ele sabe exatamente quais são nossas fraquezas e vulnerabilidades... Ele vai armando emboscadas, vai construindo uma rede de intrigas e quando você menos espera, poderá está engodados até o último fio de cabelo numa sórdida trama e completamente viciado no “vício do pecado”.

Cuidado, o inimigo é ardiloso e sutil, ele pode usar uma amizade, um namorado(a), um emprego, a escola, a faculdade e etc. Tudo para te seduzir e te levar as práticas do vício do pecado. No começo vc pode até não entender, mas no fundo sabe que algo está errado, mesmo assim vc se arrisca pq tá bom, tá legal, tá gostoso e tal... Mas dia após dia vc está sendo arrastado para o fundo do poço, enfiado no lamaçal do pecado, vivendo de mentiras, uma farsa, como num baile de máscaras, sem saber mais quem é vc...

Se vc está vivendo esse momento, garanto que só tem duas alternativas: voltar-se pra Deus arrependido e buscar ajuda ou ir pra o mundão e viver uma vida louca. Vc escolhe o amor de Deus  e lutar contra o vício do pecado ou escolhe render-se a satanás viver longe do amor e da graça de Deus. A decisão é sua!!! 

Para aqueles que conhecem alguém nesse estado lastimável o que posso dizer é simples ame-o, ajude-o e não abandone. SE não der certo um confronto, ore e peça direção a Deus, com certeza Ele irá mostrar como agir.

Para encerrar deixo aqui o exemplo da minha grande amiga e conselheira irmã Meybes Paiva, essa mulher de Deus é um raro exemplo de verdadeira serva de Jesus que ama profundamente o pecador e sabe o valor de uma alma e o preço que Jesus pagou por cada vida. Seu trabalho é incansável na luta contra o mal para resgatar vidas libertando-as do reino das trevas em o nome de Jesus!!

Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, 
está preparado, mas a carne é fraca”

 Mateus 26:41




Paz a todos!!

Eddy SB Bernard

Um comentário:

  1. Nossa esse texto é muito forte e trás verdades que muitas vezes não queremos enfrentar, pq é mais fácil acusar do que ajudar, condenar do que perdoar. Parabéns Eddy o Post está maravilhoso!! Concordo com vc em tudo!! Como disse Jesus amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Amém! Thyago Hebrom

    ResponderExcluir

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.