quarta-feira, janeiro 13, 2016

O que você seria capaz de fazer para ajudar um amigo?


Amigo verdadeiro é coisa raríssima, artigo de luxo, todos sabem disso, quantas pessoas já tiveram decepções na vida com “falsas amizades” nér verdade! Todos colecionam momentos bons e ruins nas relações de amizade, mas há amigos mais achegados que um irmão. Coisa maravilhosa é vc ter uma amizade leal, alguém com quem vc possa falar abertamente, chorar no ombro, rir junto, lutar junto, chorar junto e etc. Hoje vamos ver um relato Bíblico que narra uma história de 5 amigos, acho essa história bem interessante. Vamos ao texto:


Marcos 2:1-5
E alguns dias depois (Jesus) entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Vamos imaginar a cena, Jesus andava causando alvoroço por onde passava todos já tinham ouvido falar dos milagres, curas e maravilhas que Ele fazia. Fico pensando, mas como as notícias chegavam tão rápido? Não havia internet ou qualquer meio de comunicação que não fosse “o boca a boca”, o povo ia passando a história e assim se espalhava por todos os lugares da época. Jesus era famoso, um cara super popular, onde Ele estava a multidão o acompanhava. Naquele dia não foi diferente, Jesus se viu envolto por uma multidão de pessoas. O lugar estava tão lotado de gente, que o texto bíblico de Marcos 2, relata que se tornara impossível até mesmo de se aproximar da porta da casa.

Aproveitando a presença da multidão, Jesus, como sempre, passou anunciar a Palavra, falando a cerca do Reino de Deus e sua justiça. Todos focados na figura de Jesus e suas palavras, ninguém saia do seu lugar, não havia espaço para entrar mais ninguém. Quando parecia que mais ninguém iria conseguir entrar naquela casa, eis uma grande surpresa: surgiram quatro homens trazendo um paralítico. Esses quatro homens vieram ali em busca de ver Jesus fazer um milagre na vida daquele homem que sofria com sua doença incurável.

Aqui eu ouso pensar que esses cinco homens eram amigos, pois os quatro homens estavam ali tão somente para ajudar o quinto a receber a cura de Jesus! Imagino eles chegando a casa desse amigo e dizendo: ei nós vamos levar vc agora para a casa de Jesus, o Mestre estar lá, nós ouvi dizer que Ele cura enfermidades e nós acreditamos que Ele vai te curar meu amigo. Nossa missão hoje é levar você até Jesus! E assim eles fizeram, levaram o paralítico em um leito, mas quando chegaram a casa começaram a enfrentar uma série de desafios.

O primeiro desafio enfrentado por aqueles quatro homens foi o ver que a multidão não estava disposta a abri passagem para eles, as pessoas que cercavam a Jesus não se importaram ao ver os quatro amigos com o paralítico no leito, não tiveram compaixão daquela vida sofrida. Essas pessoas viam apenas quatro homens trazendo apenas mais um paralitico, afinal quantos doentes estavam ali? Talvez centenas, todos queriam ser curados ou simplesmente conhecer o famoso Jesus de Nazaré. Mas diante desse desafio, os quatro amigos não desanimaram, eles não abandonaram seu amigo aleijado, mas foram em busca de um meio para que pudessem fazer chegar o paralítico até o mestre.

Aqui ouso pensar mais uma vez, com certeza Jesus já sabia que aqueles quatro homens com seu amigo paralítico estavam ali, e sabia também da intenção deles, e Jesus de antemão já sabia que naquele dia o paralitico seria curado. Jesus poderia intervir naquela situação e pedir para que a multidão se afastasse para que os quatro homens com o paralítico pudesse entrar, mas Jesus não interrompeu seu sermão e também não pediu para que as pessoas abrissem espaço para se fazer chegar a Ele o paralitico. Jesus estava esperando a atitude daqueles homens. Diante de uma situação dessas onde tudo estava contra, o que eles seriam capazes de fazer para ajudar seu amigo? Só tinham duas opções, desistir e ir embora ou criar uma ação estratégica para resolver o problema. O importante era ajudar o amigo, afinal eles tinham certeza que Jesus poderia curá-lo, diante disso teriam que achar um meio de levar seu amigo até onde Jesus estava.

Gosto de pensar que esses quatro caras dariam ótimos agentes do FBI rsrrs. Eles se viram diante de algo impossível, nada dava certo, não havia forma deles entrarem naquela casa com seu amigo paralítico então eis que surge a ideia: vamos resolver essa situação tentando por cima da casa. O interessante é que eles não divergiram entre si sobre a maneira que ia ser usada para fazer chegar o paralitico a Cristo. O importante era completar a missão.

“Quando estamos movidos pela fé e usando a solidariedade, a divergência perde espaço, e nossa união acaba gerando a força necessária às realizações”.

Imaginemos a continuação da cena: os quatro amigos subindo por uma escada que havia sido construída junto à parede, pois esse era o costume imobiliário da época, e depois abrindo um buraco no telhado da casa de Jesus, e fazendo descer o seu amigo paralitico até Ele. Outro fato interessante é que eles não pensaram em esperar a multidão sair, para que pudessem levar o paralitico até Jesus, pois quem está movido pela fé, faz da solidariedade uma urgência, não dava pra esperar, tinha que ser naquele dia, naquele momento e naquela hora. Eles fizeram um esforço tremendo, acredito que o paralítico deveria pesar um pouco e fazer descer um leito por um teto de uma casa era bem arriscado e muito ousado. Era tudo ou nada para eles, não dava pra adiar a cura do seu amigo.

Quando eles desceram o paralitico, Jesus não olhou primeiramente para o amigo deles paralitico, mas olhou primeiro para os quatro homens e a Bíblia diz: E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. Poxa, eu fico pensando na alegria desses quatro homens vendo seu amigo curado, foi uma grande comemoração, abraços, risos e lágrimas. O trabalho deles foi recompensado, Jesus o Messias prometido havia honrado a fé daqueles homens curando e salvando o amigo deles que era paralítico. A emoção deve ter tomado conta de todos e a multidão puderam ver a coragem e ousadia daqueles homens, mas viram principalmente o ato grandioso de quatro amigos que fizeram de tudo para ajudar um amigo que necessitava desesperada de ajuda. Jesus não os deixou decepcionados, ele se compadeceu do amigo doente pq viu o ato de abnegação e verdadeiro amor ao próximo naqueles homens.  

O que você seria capaz de fazer para ajudar um amigo? Ou o que vc faria pra ajudar a quem necessita? No Reino de Deus sempre haverá uma missão de solidariedade pra nós realizarmos.

Jesus espera de mim e de vc que somos seus servos que tenhamos essa mesma fé e sejamos capazes de ajudar não somente aos nossos amigos, mas ao nosso próximo em geral. Os necessitados precisam disso, os doentes da alma precisam de ajuda para serem libertos. Quem anda cheio de fé faz coisas que parecem loucura, que fogem à normalidade, que gera motivo de questionamentos, mas esse tipo de gente é vista por Jesus, e tem seus esforços e atitudes recompensados por ele. O ato da cura do paralitico se deu só depois de Jesus ver a fé dos homens que o trouxeram. Numa colocação bem simples, eu diria que Jesus não curou o paralitico, apenas recompensou a fé dos homens que o trouxeram. 

Fica aqui um momento para refletirmos sobre nossa prática cristã, que venhamos abrir nossos corações para que sejamos cheios de fé, amor, compaixão, abnegação, coragem e altruísmo. Que sejamos as mãos do Senhor nessa terra, levanto os caídos, consolando os aflitos, levando uma palavra de esperança aos corações entristecidos, amparando os necessitados e levando o amor de Deus aos cansados e oprimidos. Que o nome de Jesus seja glorificado através de nossas ações ajudando a todos!! Seja vc parte dessa missão, ajude seja quem for, seja como for, seja aonde for, faça apenas a sua parte e Deus te recompensará horando sua fé! Amém!

Graça e paz galera abençoada de Jesus!

14/01/2016
By Edhy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.