domingo, janeiro 17, 2016

Está enfrentando desafios? Fique atento Deus pode estar lhe preparando!



Vamos meditar hoje sobre a história de um simples rapaz, ele era o menor dentre seus 7 irmãos. Um jovem que vivia sua vida íntegra ajudando seu pai nos cuidados de algumas ovelhas que eles tinham. Ninguém que o visse lhe daria algum valor, seus irmãos ao contrário eram de boa estatura e formosos a vista. Vamos encontra-lo na narrativa bíblica dessa forma:


 1 Samuel 16:1-13
Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda? E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.

E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor. Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor. Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.


Dante dos fatos ocorridos, a história de Davi agora vai mudar completamente vc pode está pensando, o cara foi ungido Rei do seu país. Mas, perai produção, isso é verdade? Um simples cuidador de ovelhas vai se tornar Rei? Como? Ele não tem capacidade para isso, não estudou para isso, não foi preparado para exercer um cargo tão poderoso. E agora, como vai ser?

Sabe queridos, a coisa mais maravilhosa na vida é servir a Deus, enquanto queimamos neurônios pensando em como fazer isso ou aquilo, ele já está agindo, cuidando de tudo nos bastidores...rsrsrs. Sabe o que Deus fez? Ele simplesmente colocou o jovem Davi no palácio do Rei Saul. Vc pode  está se perguntando o pq disso.

Vamos ler I Samuel 16: 14 a 23

E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta; Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor. Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.

E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho. Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas. Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

Então viu só como Deus estava trabalhando e articulando para levar Davi ao palácio real! O trono já pertencia a Davi, ele era o escolhido de Deus para reinar no lugar de Saul que não mais agradava a Deus, mas para uma sucessão desse porte precisava haver um grande preparo. Afinal pela Lei local vigente, o sucessor do rei seria seu filho mais velho e não um mero desconhecido. Deus agiu primeiro introduzindo o jovem na sala do trono do rei. Qual era o objetivo dessa situação?

Revendo a história percebemos que o rei Saul gostou muito de Davi, e ele precisava bastante de seus dons, logo o promoveu a escudeiro, que era uma espécie de profissão que exigia do profissional carregar, em tempos de guerra, o escuto do rei e as suas armas. Como Israel vivia em constante conflito com os Filisteus, o rei sempre estava vestido para guerra e, por isso, precisava de alguém para carregar seu escudo que era bastante pesado. Esse ofício tinha suas exigências, mas, no caso de Davi — e mesmo sem ele saber —, tinha um grande beneficio. Onde quer que o rei fosse Davi o acompanhava. Davi ouvia o rei negociar, montar estratégias, estudar métodos de implantar cobrança de impostos, julgar causas na corte real, enfim, Davi estava tendo muito mais do que uma obrigação de portar o escudo do rei, ele estava tendo a chance de aprender tudo de que precisaria para exercer seu reinado futuramente.

Vc entendeu agora o objetivo de Deus? Davi estava tendo uma espécie de aula intensiva para se tornar o futuro rei de Israel. Aqueles momentos perto do rei o estavam preparando de uma forma que nem ele mesmo percebia, mas esperto como o jovem era com certeza prestava atenção a tudo. Vc pode perceber que todos os fatos se deram depois que Deus interveio na situação, enviando um espírito para atormentar Saul. Muitas das vezes nós ficamos aguardando Deus intervir para cumprir suas promessas, mas talvez ele já tenha agido e a gente é que não está percebendo dentro do momento as oportunidades de sermos treinados para exercer o que Deus já nos propôs. Mas primeiro teve o processo de aprendizagem que não nada fácil. Davi foi humilhando e perseguido pelo rei, até nesses momentos Deus estava usando para preparar Davi, pois ao longo do seu reinando ele teria que conviver com muitas perseguições por parte de seus inimigos, ele se tornou Expert em fugas e estratégias de batalhas.

Davi aprendeu, e aprendeu bem, pois reinou com esmero, foi um grande rei que ganhou muitas batalhas, se tornou um guerreiro e estrategista vencendo muitas guerras.  Mas sabe o que foi mais decisivo na vida Davi? Davi amava a Deus sobre todas as coisa, ele o colocava como centro de tudo em sua vida, por isso ele se tornou um homem segundo o coração de Deus. É autor de lindos salmos a Deus, por toda a sua vida, ele serviu ao Senhor com alegria, reverência e humildade. Um homem capaz de reconhecer seus erros e pecados, e aceitar com resignação os castigos de Deus e sofrer as consequências de seu atos errados. Davi foi um adorador por excelência, homem que nunca se envergonhou de adorar ao Deus Altíssimo. Foi ele que começou a preparar tudo para a obra de construção do templo do Senhor em Jerusalém. Davi foi na verdade alguém que soube aproveitar todas as oportunidades, ele não se amedrontava diante dos desafios, era um valente de Deus, e ainda inspirava quem estava com ele, seus guerreiros o defendiam com sua própria vida. Davi foi coroado rei e terminou seus dias na velhice tendo reinando com sabedoria, tendo alcançado êxito em todas as áreas de sua vida, apesar das lutas, sofrimentos e adversidades que enfrentou ao longo de sua história.

Amados, fica aqui hoje a mensagem de encorajamento para todos nós, devemos sempre estar atentos às oportunidades que Deus nos proporciona ao aprendizado, quando chegar à hora de exercermos o que Deus tem para nós, não falharemos e nem nos frustraremos pq estamos olhando como vendo o invisível pela fé.  Tem gente que não fica atento e perde a oportunidade, depois culpam a Deus. Preste mais atenção no que você está vivendo em seu trabalho, em sua casa, na igreja, no ministério e etc. Deus pode está colocando vc no lugar certo e vc só fugindo. Como dizem: vigiaaaaa irmãooooo!! Kkkk

As vezes a carga é pesada, o desafio é grande, vc deve lembrar de Davi primeiro ele carregou o escudo pesado do rei, ele era apenas o pajem do rei, mas para quem está sendo treinado, isso não significa servidão, mas preparação para carregar seu próprio escudo de guerreiro de Deus, de um campeão vencedor. Preste atenção: Deus pode estar lhe proporcionando a oportunidade ser preparado, não olhe as circunstâncias, olhe pra Jesus! E tudo que for fazer, seja onde for, faça da melhor maneira possível, pois o testemunho que alguém dará a seu respeito poderá abrir ou fechar as portas para você.

Está enfrentando desafios gigantes? Fique atento Deus pode estar lhe preparando! Não perca a oportunidade, seja uma pessoa vitoriosa em o nome de Jesus! Amém!

17/01/2016

By Edhy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.