quinta-feira, outubro 20, 2016

O Bom Samaritano


Vamos ver a história do Bom Samaritano, Lucas 10: 25 – 37

Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?"
"O que está escrito na Lei?", respondeu Jesus. "Como você a lê?"
Ele respondeu: " 'Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento' e 'Ame o seu próximo como a si mesmo'".


Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá".
Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo?"
Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: 'Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver'.
"Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?"
"Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei.
Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".

Sabe o que me chama mais a atenção nessa história do Bom Samaritano? É o fato que aqueles homens que não ajudaram ao homem machucado que necessitava de ajuda, não eram homens maus, ao contrário, era um sacerdote e um levita, pessoas de íntima comunhão com Deus que viviam na casa do Senhor. Esses homens faziam parte da tribo de Levi, a tribo escolhida por Deus para exercer as funções sacerdotais intercedendo a Deus pelos pecados do povo, realizando os sacríficos concernentes as tradições da Lei de Moisés que expiava o pecado. Ou seja, eram conhecedores das Leis Divinas, mas não praticamente da mesma, pois aqueles homens acharam que seus serviços prestados ao Senhor, suas obrigações e afazeres da vida era mais importante que tudo, eles não tinham tempo para ajudar ao próximo. Eles não sentiram compaixão pelo homem sofrendo na estrada, apenas olharam passivamente e seguiram seu caminho sem o menor remorso.

Já o Bom Samaritano era um homem rústico, sem definição de religião, não sabemos se era ou não conhecedor das Leis de Deus, pelo que se entende era apenas um viajante que por ali passava e ao ver a cena do homem machucado e sofrendo eles nem pensou duas vezes e foi correndo ajudá-lo. Seu ato é nobre e louvável pois foi feito de coração, por amor ao próximo, movido de íntima compaixão. Ele não fez aquela ação por obrigação de leis, não fez para se mostrar para a multidão, não fez porque conhecia o homem, naquele momento não havia plateia, era só ele e o homem ferido, mas Deus dos mais altos céus contemplava aquela linda cena de desprendimento e amor ao próximo. 

A pergunta que não quer calar amados é esta: em sua vida, vc tem agido como o sacerdote, como o levita ou como o Bom Samaritano? Não importa seu cargo ou função na igreja, se vc é grande cantor, pregador ou simples irmão de banco, o que importa pra Deus são suas ações, é o seu caráter diante de Deus e dos homens. Faça uma reflexão sobre seus atos e ações no corre corre da vida diária e pense numa coisa: será que vc tem agido na maioria das vezes como esses homens agiram ao ver os necessitados? Será que vc tem sido fonte de bençãos com palavras e ações ao seu próximo para ajudá-lo ou tem sido águas amargas com palavras e ações que amaldiçoam? 

O que importa pra Deus é um espírito voluntário, um coração cheio de compaixão e misericórdia pelo próximo. Detalhe: o nosso próximo não são somente as pessoas de nossa família ou da igreja, são os vizinhos, são os mendigos na rua, são as almas aflitas, os cansados e amargurados pela vida, enfim todos que necessitam da nossa ajuda. 


Que Deus em Cristo vos abençoe e que  sempre possamos em todas as ocasiões termos nossos corações voltados ao amor ao próximo para o ajudar e o abençoar em o nome de Jesus!! Amém! Edhy

Veja o vídeo abaixo:


Bom Samaritano
(Anderson Freire)

Deixa eu compor um hino pra você
Não sei a forma que você chegou aqui
Um dia um certo homem assaltado foi
Espancaram ele até no chão cair
E enquanto ele sangrava um cidadão passou
Era um sacerdote fingiu que não o viu
Estava com pressa, tinha prioridades
Mas faltava amor essa é a verdade

No mesmo lugar vai passar um levita
Quem sabe uma canção pra Deus ele cantou
Dizendo eu te amo acima de tudo
Mas como a si mesmo o próximo ele não amou
Fez a mesma coisa que o sacerdote
Não tinha remédio para sarar a dor
Com as mãos vazias ele prosseguiu
E alguém caído pelo chão continuou

No mesmo lugar o bom samaritano vem
Não sei o nome da sua religião
Não sei como ele cantava, se muito bem orava
Só sei, que ocupadas estavam suas mãos
Dentro dele havia muita compaixão
Quebrando protocolos se aproximou
Do homem ferido, ele foi até o chão
Sinta ele ai tocando em suas mãos

Derramou azeite, vinho em suas feridas
Estancou teu sangue e te levantou
Fez da sua vida a essência dele
O bom samaritano de você cuidou
Ele não olhou pra sua aparência
Nem o que você tinha pra oferecer
Não importa se existe alguém, aqui caído
O bom samaritano vai aparecer

Você é o espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir

Ele está aqui pra Te levantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.