sábado, março 05, 2016

O Vestido Azul


Em um povoado muito pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita, mas sua mãe parecia não ter muito cuidado e a criança quase sempre andava suja. Além disso, suas roupas eram velhas e maltratadas. A garotinha estudava na primeira série da escola local e certo dia, seu professor ficou sensibilizado com a sua situação. Ele pensou:
_ Como é que uma criança tão bonita quanto essa pode vir tão desarrumada para a escola?


No final daquele mês, assim que recebeu o seu salário, o professor tomou uma decisão: foi até uma loja, comprou um vestido azul e deu de presente à menina. E ela ficou ainda mais linda naquele vestido! Ao ver a filha vestida daquele jeito, a mãe percebeu o quanto era ruim mandar a garota para a escola tão suja e despenteada. Assim, passou a dar banho nela todos os dias, pentear seus cabelos, cortar as unhas, escovar os dentes... Naquele mesmo final de semana, o pai da menina disse à esposa:

_ Querida, você não acha vergonhoso que a nossa filhinha, sendo tão bela e arrumada, more em uma casa como esta, toda suja e caindo aos pedaços? Vamos combinar uma coisa: você cuida da faxina e eu, nas horas vagas, vou pintar as paredes, arrumar a cerca e dar um jeito no jardim.

Passado algumas semanas, a casa da família da garotinha do vestido azul se destacava na vila! As flores que enchiam o jardim e a limpeza do quintal eram uma atração para todos que passavam ali. Diante disso, os vizinhos da menina ficaram constrangidos por morar em casas mal acabadas e feias e decidiram também pintar as fachadas, plantar árvores e flores...

Em pouco tempo, toda a vila estava transformada; nem parecia a mesma de meses atrás. Então, um senhor muito influente na região percebeu a dedicação daquela comunidade e achou que ela merecia um auxílio das autoridades locais. Foi até o prefeito e contou a ele tudo o que estava acontecendo. O senhor saiu da prefeitura com uma autorização para formar uma comissão para avaliar quais eram as melhorias que aquela vila precisava. No final do mesmo ano, o chão de terra foi substituído por asfalto, o esgoto a céu aberto foi canalizado, as ruas receberam iluminação pública e até uma bela praça foi construída em frente à igreja.

Vendo aquela vila tão bem cuidada e tão bela, quem poderia pensar que tudo aquilo começou com um vestido azul? O professor tinha apenas a intenção de ajudar a garotinha, mas acabou fazendo um bem muito maior: transformou a vida de uma população inteira!

Quando nós fazemos o bem às pessoas, muitas vezes não percebemos a mudança que causamos. Você já ouviu falar da teoria "Efeito Borboleta"? No ano de 1963, um cientista chamado Edward L. analisou uma teoria que ficou conhecida como "Efeito Borboleta". Segundo ela, o bater das asas de uma simples borboleta poderia mudar o curso natural das coisas e talvez, até provocar um furacão do outro lado do mundo! Já imaginou isso? Por isso reflita: se até o movimento das asas de um inseto tão pequeno, pode, teoricamente, causar tamanhas consequências, será que conseguimos medir o que uma simples atitude nossa, pode influenciar na vida de uma pessoa?

Talvez uma oração, uma palavra amiga, um telefonema, um sorriso, um aperto de mãos, uma lágrima nos olhos etc. Não importa o gesto. Devemos sempre acreditar que pequenas atitudes podem causar grandes transformações! A cada dia Deus nos dá novas chances de fazermos o bem para os outros. A Bíblia diz que "somos cooperadores de Deus" (1 Co 3:9). Ou seja, Ele quer nos usar para realizar Sua obra aqui na Terra. Deus não fará nada que esteja ao nosso alcance, mas Ele nos capacitará para fazermos a diferença neste mundo tão carente de amor!


Esse texto nos trás um maravilhoso momento de reflexão sobre nossos atos e ações diárias. Podemos nos fazer as simples perguntas: O que posso fazer para mudar o minha vida, mudar a minha casa, mudar o meu mundo? Diante de nossas atitudes podemos causar mudanças incríveis ao nosso redor que trarão impactos profundos para o mundo. Vamos fazer a nossa parte e com certeza seremos agentes de grandes, reais e significativas mudanças.

Falar do amor de Deus é fácil, difícil é de verdade o próximo em toda sua complexidade amando integralmente aceitando defeitos e fortalecendo qualidade. Afinal uma das coisas mais difíceis do mundo chama-se CONVIVER. Sou educadora trabalhando na educação infantil com alunos de 2 à 5 anos de idade, o que mais temos dificuldades é nas situações de convivência diária entre as crianças, trabalhamos muito as questões de “combinados” que são as coisas que podemos ou não podemos fazer na escola. Por exemplo, temos momentos de roda de conversas ou com atividades onde ensinamos as crianças o respeito, obediência às normas e regrinhas da escola etc. As crianças aprendem rápido e no futuro serão cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade, respeitando a todos. Como diz na Bíblia:

Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar. Provérbios 22:6

Tenho percebido que CONVIVER bem com todos, é um problema universal. As convivências nem sempre são pacíficas e benignas. Acredito que todos nós precisamos de alguma forma começar a usar esse vestido azul. Sabe como faremos isso? Vestindo o “vestido azul” das boas ações, da solidariedade, da equidade, da paz, da bondade, da mansidão, do altruísmo, da verdade, do otimismo, da fé, da aceitação, do respeito, da tolerância, da humildade etc. Existe uma infinidade de coisas boas que podem simbolicamente ser o vestido azul. Façamos, pois a cada dia a nossa parte para convivermos em um mundo melhor.


By Edhy

Veja o vídeo abaixo:
O vestido Azul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça nossa equipe feliz! Deixe seu comentário! Paz!

#Comunicado:

Livres Para Adorar Missionários.com está licenciado sob uma licença Creative Commons (Incentivamos (https://creativecommons.org/) a reprodução e distribuição do nosso conteúdo é livre desde que sejam citadas a fonte e o link, não seja alterado o conteúdo original e o mesmo não seja utilizado para fins comerciais. Para maiores esclarecimentos, por favor, envie um e-mail para livresparaadorar@hotmail.com.